Review: LG G4 Stylus [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: LG G4 Stylus [vídeo]

Prós
  • Bateria com ótima duração
  • Caneta Stylus ajuda a navegar pelas telas do aparelho
  • Desempenha bem tarefas diárias
  • Visual atraente
Contras
  • Resolução da tela é um tanto baixa
  • Não desempenha bem tarefas mais pesadas

Apesar de apresentar um nome semelhante ao do atual smartphone top de linha da LG, o G4 Stylus é um dispositivo com hardware um pouco mais modesto. Apresentando o visual que já se tornou característico dos produtos da fabricante, o dispositivo intermediário tem como principal diferencial a presença de uma caneta Stylus.

Tivemos a oportunidade de passar uma semana usando o produto, que se provou uma ótima opção para tarefas cotidianas. No entanto, ele decepciona um pouco quem procura uma capacidade de processamento mais apurada, apresentando certas lentidões e travamentos em processos mais exigentes.

Com uma boa relação entre custo e benefício, o dispositivo ainda traz a vantagem de ser compatível com o padrão de TV digital Full Seg. Mas será que isso é suficiente para justificar uma compra? A resposta você confere durante a leitura de nossa análise.

Design

É difícil não confundir o LG G4 Stylus com o smartphone top de linha da fabricante sul-coreana. Visto de frente, a única maneira de diferenciar o dispositivo intermediário é através do posicionamento de sua lente frontal, que fica à direita da saída de som.

Com acabamento em plástico, o produto passa a sensação de resistência e possui um bom encaixe na mão. Ele concentra os controladores de som e o botão Power em sua parte traseira, próximos à pequena reentrância que esconde a caneta Stylus — o acessório se encaixa de firmemente ao phablet, mas pode ser retirado sem o uso de muita força.

Tela

Com 5,7 polegadas e resolução 720p (1280x720 pixels), o G4 Stylus apresenta conteúdos de forma clara e fácil de acessar. Infelizmente, a definição das imagens nem sempre é a mais adequada às dimensões do display, revelando certos elementos pixelizados mediante uma inspeção mais detalhada.

Para facilitar a transição pelos diferentes aplicativos e recursos do smartphone, é indispensável usar a caneta Stylus que acompanha o pacote. Muito disso se deve às dimensões avantajadas do produto, que dificultam um pouco a realização de tarefas cotidianas usando somente uma mão.

Com bons ângulos de visualização, o display possibilita continuar usando o smartphone mesmo em ambientes ensolarados ou caso alguma fonte de luz esteja incidindo diretamente sobre ele. Isso faz do dispositivo uma boa opção para ler textos, navegar pela internet ou assistir a vídeos em praticamente qualquer contexto.

Interface

O LG G4 Stylus vem com o Android 5.0 (Lollipop) instalado, acompanhado das já tradicionais modificações promovidas pela fabricante. A escolha de uma interface proprietária se traduz na exibição de ícones com tamanho modificado, em uma área de notificações diferenciada e na divisão por abas da janela de configuração.

Um ponto positivo do aparelho é o fato de que, apesar de ele vir acompanhado por uma série de softwares pré-instalados, estes não ocupam muito espaço da memória. Além disso, a maioria deles — incluindo nomes como Quick Memo e o LG Backup — realmente têm utilidade e não são itens que você vai querer apagar assim que surgir a oportunidade.

Desempenho

O LG G4 Stylus é uma boa opção para desempenhar tarefas diárias, mas peca bastante na reprodução de aplicativos considerados mais pesados. Embora rode jogos simples como Heartstone, o dispositivo tem sérios problemas ao reproduzir games mais exigentes — Mortal Kombat X, por exemplo, surge sem qualquer espécie de textura.

Dessa forma, você pode até tentar jogar títulos mais recentes, mas não há a garantia de que eles vão se adaptar bem ao hardware do smartphone. Felizmente, quem não se preocupa com isso e só quer acessar emails, navegar pela internet ou conversar através de redes sociais não vai sentir qualquer problema, apesar de haver algumas lentidões eventuais.

Benchmarks

Para dar uma ideia mais concreta do poder do LG G4 Stylus, realizamos uma série de benchmarks que servem como indicadores do desempenho que ele oferece. Além disso, os testes permitem realizar comparações diretas com outros dispositivos. Para esta análise, usamos os aplicativos AnTuTu Benchmark 5, Vellamo Mobile Benchmark (HTML 5 e Metal) e 3D Mark (Ice Storm Unlimited).

AnTuTu Benchmark 5

Uma das alternativas mais completas de sua categoria, o AnTuTu realiza testes de CPU, GPU, interface e memória RAM. Quanto maior a pontuação obtida por um aparelho, maiores os indícios de que ele apresenta um bom desempenho na realização de tarefas gerais.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo apresenta dois testes diferentes: o Metal, que avalia a capacidade do processador, e o HTML 5, voltado a testar o desempenho de navegação. Ao final das análises, uma nota é atribuída em cada categoria ao dispositivo avaliado — quanto maior o valor mostrado, melhor a performance disponível.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

Bastante conceituado entre os entusiastas dos benchmarks, o 3D Mark faz diversos testes cujo objetivo é avaliar os vários aspectos que constituem um dispositivo. Para o LG G4 Stylus, usamos a opção Ice Storm Unlimited, focada em determinar o desempenho do aparelho em games. Quanto maior a pontuação obtida, melhor o desempenho.

Câmera

Com um sensor traseiro de 13 megapixels, o LG G4 Stylus é uma boa opção para registrar fotografias cotidianas e produzir conteúdos para redes sociais. No entanto, é possível notar certos problemas, como a perda de qualidade nos cantos das imagens e a exibição de cores de forma um pouco apagada.

A lente frontal de 5 megapixels é boa para o registro de selfies, mas depende muito de uma fonte de iluminação externa para isso. O aspecto que mais incomoda no aparelho é a falta de mais opções manuais de exposição, algo que restringe bastante os resultados possíveis de se obter com suas câmeras fotográficas.

Bateria

A duração da bateria é um dos aspectos que mais surpreenderam no LG G4 Stylus. Usado de maneira moderada, o aparelho pode passar mais de dois dias longe de uma fonte de alimentação sem qualquer espécie de problema.

Isso significa que, a partir de uma carga cheia, você pode enviar e receber mensagens, navegar pela internet e visitar redes sociais sem ter que se preocupar que a bateria seja esgotada. Em nossos testes, o dispositivo obteve a incrível marca de 9 horas reproduzindo ininterruptamente vídeos hospedados na internet com o brilho de tela ajustado para 50% de sua capacidade máxima.

Áudio

Em contraponto à bateria, o áudio do LG G4 Stylus decepciona bastante por sua baixa qualidade. O aparelho reproduz músicas de forma pouco definida e com distorções evidentes, o que o torna uma péssima opção para realizar esse tipo de tarefa. Caso você queira empregar o smartphone para reproduzir mídias, recomendamos usar o fone de ouvido que acompanha o pacote.

TV Digital

O LG G4 Stylus trabalha com o padrão de televisão digital Full Seg e consegue reproduzir sem problemas os canais locais compatíveis com a tecnologia. A qualidade de imagem é boa, mas pode variar dependendo da localização do usuário e da presença de fatores externos que interfiram no sinal.

Para obter uma experiência ideal, é recomendado usar um fone de ouvido ou o adaptador fornecido pela LG junto com o dispositivo. Nesse caso, ambos atuam como antenas que amplificam a capacidade do smartphone de receber sinais, o que também se reflete em uma maior qualidade de reprodução.

Vale a pena?

Vendido por um preço próximo a R$ 1,1 mil — chegando a R$ 1,4 mil em alguns lugares — o LG G4 Stylus é uma boa opção para quem está em busca de um dispositivo com tela ampla e televisão digital, mas não quer pagar muito para isso. Apesar de o dispositivo pecar um pouco na realização de tarefas pesadas, ele possui um hardware bastante adequado a tarefas cotidianas.

A duração da bateria surge como um destaque positivo, muito disso devido à resolução da tela do smartphone — ao apostar em uma quantidade menor de pixels, ela exige menos energia para permanecer ligada. O contraponto disso é que o display nem sempre mostra elementos de maneira tão definida quanto seria desejado.

O G4 Stylus não é o aparelho mais poderoso ou barato de sua categoria, mas apresenta uma combinação razoável entre seu custo e a experiência oferecida para o usuário. Quem procura um produto com tela avantajada e uma caneta Stylus capaz de cumprir bem as tarefas mais comuns do cotidiano deve considerar o produto como uma opção viável do mercado atual.

O smartphone LG G4 pode ser adquirido na loja Cissa Magazine.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.