Aprenda a limpar corretamente as lentes de sua câmera

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a limpar corretamente as lentes de sua câmera

Aprenda a limpar as lentes da sua câmera corretamente (Fonte da imagem: Divulgação/Nikon)

Um dos maiores dilemas dos fotógrafos é saber como limpar as lentes de suas máquinas fotográficas sem prejudicar o equipamento. Existem diversos métodos conhecidos, mas será que todos eles funcionam e são completamente seguros? Saiba o que fazer e o que não fazer nesses casos!

Limpeza prévia

Antes de começar a remover as sujeiras mais pesadas, como marcas de dedos e gordura, é preciso fazer uma limpeza superficial. Isto é, você precisa remover as partículas de sujeira, pó, areia, entre outras, antes de começar a remover as manchas. Isso é extremamente importante, pois se você passar um paninho sobre a lente e houver partículas soltas sobre ela, essas sujeiras podem riscar o seu equipamento.

Para fazer essa limpeza prévia, você pode usar um pincel bem macio e cheio, como aqueles que são usados por maquiadores para espalhar o pó no rosto das modelos (veja foto abaixo). É importante que as cerdas sejam macias e finas, para não “machucarem” a lente.

Utilize pinceis macios e com cerdas finas (Fonte da imagem: Divulgação/Duda Molinos)

Tire o pó com cuidado, passando o pincel levemente sobre o equipamento, sem apertar muito. Se puder, use uma lata de spray de ar comprimido para auxiliar o processo, ou um soprador manual. Mas preste atenção: jamais assopre na lente! Ao fazer isso, você pode jogar gotículas de saliva na sua lente e atrapalhar a limpeza.

Soluções líquidas

Muitos métodos de limpeza são bastante conhecidos e utilizados, porém alguns deles, apesar de funcionarem, causam mais danos do que benefícios. É o caso da maior parte das sugestões caseiras de materiais líquidos, como fluido de limpeza de lentes de óculos, álcool isopropílico ou limpa-vidros.

O problema é que nem tudo o que é feito para limpar vidros em geral pode ser usado nas lentes da sua câmera fotográfica. Alguns desses produtos utilizam silicone na fórmula ou álcool comum, e isso é bastante prejudicial para a superfície da lente.

Já o uso do álcool isopropílico é bastante controverso. Há quem afirme que ele funciona perfeitamente, porém existe um problema: ele demora mais para evaporar e pode manchar a lente. Portanto, se você for usar esse produto, tome cuidado redobrado! E claro, jamais utilize aquele álcool comum que você encontra no mercado, ele não serve para esse fim.

O melhor mesmo é limpar a lente com soluções próprias para isso, de fabricantes conhecidos e confiáveis, como a Kodak. Elas são um pouco mais caras, mas funcionam e não vão estragar a lente. Você pode encontrá-las em lojas especializadas em equipamentos de fotografia. Porém, só utilize soluções líquidas em último caso!

Use kits de limpeza confiáveis, de marcas conhecidas (Fonte da imagem: Divulgação/Canon)

Flanela, papel e cotonete

Não é necessário o uso de líquidos especiais para limpar a lente sempre, apenas em sujeiras mais persistentes. O ideal é que você sempre procure limpar tudo com um paninho seco antes. Mas atenção, não é qualquer paninho! Aprenda o que pode ser usado e o que não é recomendado.

Ao escolher o pano para limpar a sua lente, priorize tecidos macios e que não soltem fiapos. Aquelas flanelinhas tradicionais de limpar óculos não são recomendadas, pois elas soltam pequenos fiapos que grudam na lente. O ideal é utilizar tecidos especiais para esse tipo de limpeza, que podem ser encontrados também em lojas especializadas.

Nesses estabelecimentos também é possível encontrar folhas de um papel especial para limpar a lente da sua câmera. Ele é mais recomendado que os tecidos em geral, por não soltar fiapos e ser macio. Passe suavemente o papel (ou tecido) sobre a lente, sem esfregar ou apertar muito.

Uma alternativa é utilizar lenços de papel, desses que se encontram na farmácia. É claro que, nesses casos, a limpeza é somente a seco, para que o papel não se desfaça sobre a lente com o uso de uma solução líquida. Por fim, e apenas em último caso, utilize um cotonete macio para limpar os cantinhos. Não esfregue e não aperte, apenas passe-o sobre a lente!

Cuidados adicionais

Se a sujeira persistir mesmo com o uso das soluções próprias para a limpeza, não tente utilizar nada mais pesado ou forte, pois você pode acabar danificando permanentemente a sua lente. Leve a sua máquina para uma assistência especializada e autorizada para que seja feita uma limpeza correta.

Lembre-se: as lentes da máquina são frágeis e caras. Se você danificá-las, pode perder toda a máquina ou ter que comprar um novo conjunto de lentes. Limpe-as com cuidado e de maneira suave, sem pressionar muito ou esfregar. E claro, mantenha-as sempre protegidas pela capa ou tampa, enquanto não estiver utilizando a sua câmera.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.