Mercado de smartphones: Lenovo e Xiaomi caem do TOP 5

1 min de leitura
Imagem de: Mercado de smartphones: Lenovo e Xiaomi caem do TOP 5

A International Data Corporation (IDC) divulgou os dados de como anda o mercado mundial de smartphones. Neles, podemos notar algumas mudanças interessantes no quadro que engloba as cinco maiores companhias — contudo, as maiores empresas deste negócio continuam sendo a sul-coreana Samsung e a norte-americana Apple.

No último estudo da IDC, a Lenovo e a Xiaomi completavam o quarto e o quinto como maiores fabricantes de celulares no mundo, respectivamente. A Xiaomi estava impulsionada com várias novidades no mercado ocidental e oferecendo cada vez mais produtos no oriente. Enquanto isso, a Lenovo se estabelecia com a compra da Motorola.

Agora, segundo o novo estudo, duas companhias chinesas — e mais desconhecidas para o público em geral — tomaram o lugar da Lenovo e da Xiaomi: a Oppo e a Vivo. Veja o ranking:

O sucesso de companhias chinesas anda atrapalhando até os negócios da Apple: a Maçã apresentou, pela primeira vez nos últimos dez anos, uma queda nas vendas (16,3%). Já a Samsung continua firme segurando o primeiro lugar, apesar de uma leva queda na entrega de smartphones (0,6%).

Essa queda brusca da Apple e a variação entre as posições no TOP 5, segundo a IDC, têm uma explicação: o mercado de smartphones no mundo está praticamente maduro. Ou seja, os usuários não trocam mais tanto de celular como antes, já que os gadgets estão sendo suficientes para realizar as tarefas do dia a dia por um bom tempo. Então, os que estão no mercado em busca de um novo smartphone, procuram opções diferentes, procuram novidades.

Você conhece a OPPO e a Vivo? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.