Review: notebook gamer Lenovo Y700

7 min de leitura
Imagem de: Review: notebook gamer Lenovo Y700

Aparentemente, o cenário gamer no Brasil vem ganhando muitos adeptos, tanto é verdade que cada vez vemos mais empresas apostando seriamente nos mais diversos segmentos que atraem os jogadores.

Entre tantas companhias, certamente as fabricantes de notebook se destacam, uma vez que poucas marcas se faziam presentes em território brasileiro.

Lenovo é uma das empresas que têm grande força no exterior e até agora não tinha uma linha especial para os gamers brasileiros, mas essa história deve mudar com a chegada do Y700. Trata-se de um modelo com visual arrojado, configuração de ponta e tecnologias aprimoradas para entregar uma experiência rica em detalhes aos jogadores.

Nós recebemos uma unidade do Y700 para testes, a qual vem equipada com tela de 15 polegadas, processador Intel Core i7 de última geração, muita memória RAM e uma placa de vídeo na medida para curtir os jogos mais modernos. Será que ele dá conta do recado para quem busca muita diversão? Vamos conferir os detalhes de perto!

Especificações

Visual apaixonante

Muitas fabricantes de notebooks preparados para jogos geralmente focam seus esforços em elaborar configurações de hardware robustas, o que nem sempre viabiliza levar um produto compacto, com dimensões reduzidas e com visual diferenciado ao consumidor.

Na contramão dessa tendência, a gente tem a Lenovo tentando fazer um trabalho inovador. Modelos da linha Y700 conta com um cuidado especial na questão do design, o que confere à marca um ponto extra na hora de vender seus produtos.

O visual elaborado com materiais de tom grafite passa a sensação de robustez do aparelho. A tampa apresenta leve curvatura e é composta de material que imita aço escovado, o que também contribui para entregar um visual arrojado. Na parte externa, apenas o logotipo da marca fica visível, com um tom de preto em material reflexivo.

Design simples, porém muito luxuoso

O design do Lenovo Y700 é marcado por retas bem definidas e poucas curvas. A separação entre a tampa e a área do teclado é bem diferente de outras que já vimos, com um espaçamento considerável.  Os alto-falantes ficam abaixo de uma grade vermelha, posicionados na dobra do chassi, ganhando destaque perante os demais elementos.

Ao abrirmos a tampa, vislumbramos o teclado e o touchpad. Aproveitando um leve declive, a fabricante instalou o teclado com teclas bem espaçadas. Ele vem com retroiluminação na cor vermelha (com ajuste de brilho), layout brasileiro e teclado numérico, de modo que se mostra bem prático para o dia a dia e preparado para a jogatina.

O design do Lenovo Y700 é marcado por retas bem definidas e poucas curvas

O touchpad é grande, bem sensível e muito responsivo no sistema, mas é claro que, assim como qualquer componente desse tipo, não entrega a praticidade necessária para os jogos. Conforme já comentamos em outras análises de produtos similares, seria bom se as fabricantes já enviassem um mouse gamer junto com o notebook.

Capricho no design em todos os cantos

Na parte de dentro, bem ao centro da tampa, temos a telona de tamanho avantajado. As bordas ao redor dela são consideráveis, mas passam a sensação de conforto e entregam harmonia com o restante do produto. O Lenovo Y700 ainda impressiona pelas dimensões reduzidas e o peso que garante facilidade no transporte.

Display impressionante

Os notebooks gamers são feitos para que o jogador não precise ter vários dispositivos adicionais, até porque não faz sentido sair carregando monitor, teclado e outros aparelhos para incrementar a jogatina. A Lenovo sabe bem disso e, por isso, não poupou esforços ao projetar os componentes do modelo Y700.

A qualidade da tela é elevada, graças aos ótimos níveis de contraste e brilho

O display deste laptop tem 15,6 polegadas e conta com tecnologia IPS e resolução Full HD (1920x1080 pixels). A resolução Full HD é perfeita para este tamanho de tela, uma vez que proporciona alta densidade de pixels e entrega bons resultados nos jogos, que ficam com uma definição excelente.

Tela com bom nível de brilho e contraste

A qualidade é elevada, graças aos ótimos níveis de contraste e brilho. Não notamos qualquer problema de distorção de cores, mesmo quando posicionamos a tela em ângulos mais extremos. A instalação de uma película antirreflexo deixa o visual homogêneo, bem como evita que a luz ambiente atrapalhe excessivamente.

Configuração de hardware robusta

Diferente de outras marcas, a Lenovo oferece em seu site oficial uma única configuração do Y700. O modelo em questão vem com Intel Core i7-6700HQ (que roda a 2,6 GHz e tem 6 MB de memória cache), simplesmente um dos melhores processadores para notebook da atualidade.

Considerando o foco do produto, a Lenovo ainda incluiu 16 GB de memória RAM, já trabalhando com padrão DDR4 e rodando a 2.133 MHz (componentes bem aceitáveis para um modelo desse porte). Para armazenamento, a fabricante aposta em um SSD de 512 GB, que garante bastante espaço e desempenho excelente.

Processador i7 de alta performance!

O chip gráfico aqui é GeForce GTX 960M, o qual conta com 4 GB de memória GDDR5 dedicada. O componente de vídeo é um dos mais básicos na linha gamer, mas deve ser satisfatório para desfrutar de todos os jogos modernos com boa qualidade visual.

O boot do Lenovo Y700 é muito rápido, além de a experiência com o sistema e os apps ser magnífica. A GTX 960M entega performance suficiente para rodar jogos modernos como Batman Arkham Knight, Rise of the Tomb Raider, Shadow of Mordor e Dying Light.

O componente de vídeo deve ser satisfatório para desfrutar de todos os jogos modernos com boa qualidade visual

O chip gráfico oferece boa qualidade visual e ainda consegue manter o desempenho próximo dos 30 frames por segundo, ainda que em alguns games seja preciso reduzir o nível de detalhes para o padrão “normal”. É uma experiência bastante satisfatória.

Testes de desempenho

NVIDIA GTX 960M é bem mais fraca que a GTX 970M

Som da mais alta qualidade

Notebooks não costumam contar com alto-falantes muito potentes, mas os aparelhos da categoria gamer geralmente são mais robustos nesse sentido. No caso do Lenovo Y700, o áudio é um quesito marcante, graças ao sistema de som com tecnologia da JBL.

Os componentes de áudio ficam posicionados em locais estratégicos, de tal forma que o som é bem distribuído pelo ambiente

Com configuração do tipo 2.1 (estéreo com subwoofer), o Lenovo Y700 entrega qualidade sonora impressionante ao consumidor. Os componentes de áudio ficam posicionados em locais estratégicos, de tal forma que o som é bem distribuído pelo ambiente e constrói uma boa ambientação durante a execução dos jogos.

O som sai pela parte de trás, próximo à tela, e por baixo do teclado, já que o subwoofer fica escondido embaixo do notebook. O nível de volume é elevado e a qualidade é de primeira, de modo que o jogador pode desfrutar dos games e também de músicas com alto grau de satisfação.

Subwoofer bem posicionado garante graves profundos

A equalização do Lenovo Y700 é bem interessante, já que equilibra graves, médios e agudos. Só é perceptível uma leve atenuação nos graves quando o volume está muito alto. No geral, o som é muito nítido e vai ser até legal jogar sem o uso de headphones.

Bateria é o calcanhar de Aquiles

Não adianta: quando a gente chega na questão energética, a maioria dos notebooks gamer acaba pecando bastante. Muitas vezes, as fabricantes apostam em componentes de maior capacidade, mas isso nem sempre garante uma autonomia satisfatória.

A presença de peças que trabalham com frequências elevadas e que, consequentemente, consomem grande quantidade de energia acaba prejudicando um pouco a experiência com o produto.

Dimensões e peso na medida certa

Nos nossos testes, o Lenovo Y700 laptop aguentou um pouco mais de duas horas rodando vídeos e alguns games. O mesmo valor foi confirmado com o Powermark, software de benchmark de bateria que apresentou autonomia de quase 2 horas e 35 minutos.

Para jogos, a bateria rendeu pouco mais que uma hora (com brilho do display em nível máximo e configurações nos games na qualidade mais elevada). Os coolers também prejudicam bastante nessa hora, pois giram bastante para refrigerar os chips. Certamente, o trabalho de energia poderia ser melhor. A recomendação é sempre procurar uma tomada.

Vale a pena?

A Lenovo chega com grandes promessas para os gamers brasileiros. O notebook gamer Y700 é um modelo que tem tudo para concorrer com as principais marcas que já estão atuando por aqui, uma vez que conta com design diferenciado, hardware realmente potente, tecnologias de ótima qualidade e potência suficiente para os games mais modernos.

Outras características que ajudam o Lenovo Y700 a se destacar neste meio são suas dimensões e o peso reduzido, já que ele pesa apenas 2,6 kg. Ele é ainda mais leve que o Alienware 15 e outros produtos bem famosos. Gostamos também do sistema sonoro e da tela – ficamos com um pé atrás apenas na questão de duração da bateria.

A fabricante acertou bem na concepção e nas configurações, mas parece que errou um pouco em dois aspectos importantes: personalização e preço. A falta de opções para incrementar o hardware (e assim atrair gamers mais exigentes) é bem complicada, já que a GTX 960M não é a melhor solução em gráficos da atualidade.

Teclado com retroiluminação adequado para a jogatina

Todavia, o preço do modelo Y700 deve ser a grande dificuldade que a Lenovo vai encontrar para emplacar seu notebook gamer. Com valor sugerido de R$ 12.750, o aparelho chega para concorrer com dispositivos até mais potentes de outras fabricantes. Dá para pegar facilmente um Alienware com a GTX 970M, placa que é bem superior à do produto da Lenovo.

Mesmo considerando que estamos tratando de um aparelho mais luxuoso, o valor elevado nos impede de considerar este notebook como uma boa aquisição no sentido custo-benefício. Ele é sim um ótimo produto, que roda bem os jogos, mas a fabricante poderia rever esse valor para o mercado brasileiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.