Robô de LEGO bate recorde mundial de resolução de cubo mágico [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Robô de LEGO bate recorde mundial de resolução de cubo mágico [vídeo]

(Fonte da imagem: Reprodução/ARMflix)

Você consegue resolver um cubo mágico rapidamente – ou pelo menos chegar ao final? Em 2011, o Tecmundo contou a história de um robô feito com peças de LEGO e um celular da Samsung que resolvia esse tipo de quebra-cabeça em questão de segundos. Três anos depois, o recorde imposto na época foi quebrado – pelo sucessor do antigo detentor da marca.

Trata-se do robô Cubestormer 3, que conseguiu a façanha de resolver um cubo mágico em 3,253 segundos. A marca anterior, que pertencia ao Cubestormer 2, era 62% mais lenta. Já o movimento mais rápido feito por um humano, que é de 5,55 segundos, também foi facilmente ultrapassado.

Fora os blocos de montar, o modelo da vez é comandado por um smartphone Galaxy S4 com o processador Exynos 5 Octa (quatro núcleos ARM Cortex-A15 e mais quatro Cortex-A7 de menor intensidade). Um aplicativo personalizado para Android faz a análise do cubo mágico e dos movimentos a serem feitos a partir de um algoritmo e envia as ações necessárias para a unidade de movimento. A configuração da comunicação entre aparelho e motores é tida como a operação mais complicada.

Os responsáveis pelo projeto, os engenheiros David Guilday e Mike Dobson, demoraram 18 meses para completar o projeto, realizando a construção nas horas livres do trabalho. A próxima meta é conquistar um tempo ainda melhor, provavelmente com um Cubestormer 4.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.