Robôs modulares: veja detalhes do novo LEGO MINDSTORMS EV3

3 min de leitura
Imagem de: Robôs modulares: veja detalhes do novo LEGO MINDSTORMS EV3

(Fonte da imagem: Divulgação/LEGO)

Em 1998, a LEGO inaugurou a linha de brinquedos inteligentes com o modelo LEGO MINDSTORMS. Os kits continham peças tradicionais de blocos de construção da marca adaptadas para o encaixe de engrenagens, sensores e motores que podiam ser controlados por um processador programável, transformando o brinquedo em uma espécie de robô.

Agora, a LEGO prepara o lançamento de seu novo produto da linha MINDSTORMS, o EV3, que chega ao mercado ainda no segundo semestre deste ano. O novo design do brinquedo adapta as funções robóticas para uma nova geração ainda mais esperta e antenada nas novidades tecnológicas.

(Fonte da imagem: Divulgação/LEGO)

Como esperado, o EV3 aumenta a capacidade de memória e processamento do robô, possibilitando configurações e programações mais avançadas. O modelo vem equipado ainda com sensores que ajudam a identificar o ambiente e a distância dos objetos, dando uma noção espacial ao brinquedo. O EV3 se comunica também com dispositivos móveis Android e iOS e pode ser controlado remotamente por esses sistemas.

A proposta da empresa é entregar um brinquedo mais acessível e ao mesmo tempo mais sofisticado para atender as expectativas da geração infantil de hoje em dia. A LEGO acredita que a linha MINDSTORMS permite que jovens e crianças exercitem suas habilidades e coloquem a sua criatividade para trabalhar.

(Fonte da imagem: Divulgação/LEGO)

Veja algumas características que você pode esperar no MINDSTORMS EV3:

1. Processador de 300 MHz

O processador do EV3 é 10 vezes mais rápido do que o modelo anterior da linha MINDSTORMS, o que permite que o brinquedo controle muito mais peças e sensores ao mesmo tempo. O novo sistema conta também com memória RAM de 64 MB e memória de armazenamento de 16 MB.

2. Sensores de espaço e distância

O brinquedo vem equipado com sensores que ajudam o robô a se locomover de forma autônoma. Os sensores infravermelhos de proximidade permitem que os robôs sigam, ataquem ou corram de objetos que encontrem no caminho. Peças de tijolo com giroscópios podem ser adquiridas separadamente pelos donos para dar mais equilíbrio ao brinquedo.

3. Motores mais velozes

Cada kit do EV3 vem com três motores para realizar as principais funções de movimento do robô. Dois motores servem especificamente para mover as peças – braços, pernas e tentáculos dos modelos construídos. O terceiro motor é dedicado a ações mais específicas, como disparar munição.

4. Controle por comunicação wireless

O bloco de construção principal, com o processador do brinquedo, vem equipado com Bluetooth para conectar o robô com dispositivos móveis. Há apps para iOS e Android para controlar e programar o brinquedo remotamente. Além disso, é possível comunicar o equipamento através de uma rede WiFi.

5. 17 modelos e outras opções de expansão

Já no lançamento, o LEGO MINDSTORMS EV3 inclui 17 modelos diferentes de robôs para construção. Com as peças do kit, é possível montar o “Everstorm”, robô em formato humanoide; o “Spiker”, em estilo escorpião; e o “Reptar”, uma cobra robótica que chacoalha e ataca ao comando. Além disso, a linha de peças da LEGO Technic pode ser adicionada para modificar as funcionalidades dos robôs.

(Fonte da imagem: Divulgação/LEGO)

A LEGO disponibilizou também um vídeo de divulgação mostrando um pouco as modalidades de construção e as possibilidades de interação com o novo brinquedo.

Além disso, a linha MINDSTORMS da LEGO oferece peças com um alto nível de personalização e moldagem, que estimulam a capacidade de criação e imaginação das crianças. A título de curiosidade, um outro modelo de brinquedo inteligente utiliza blocos com configurações distintas de ações, movimentos e sensores. Os Cubelets, da Modular Robotics, exercitam a inteligência e a inovação com uma outra forma de brinquedo com tecnologia robótica.

Os brinquedos inteligentes se adaptam bem à geração atual de crianças e adolescentes, que já crescem em um ambiente altamente tecnológico e de acesso fácil aos meios digitais. Os robôs da LEGO e os cubos da Modular Robotics são não apenas didáticos e funcionais no ensino tecnológico, mas também atraentes para as mentes dos pequenos jovens de hoje em dia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.