Como funciona o DVD Upscale?

4 min de leitura
Imagem de: Como funciona o DVD Upscale?

Brasileiro dá um jeito para tudo certo? É marca do nosso povo ter o “molejo” certo para sair das mais diversas situações. Mas, parece que mais países estão se esforçando para dar uma rasteira nos empecilhos que as novas tecnologias apresentam como: preço elevado, incompatibilidade com produtos mais antigos e demora em chegar a países menos abastados. É o caso do DVD Upscale. Em linhas gerais, o Upscale permite aumentar artificialmente a qualidade da resolução de DVDs comuns e deixar as imagens em Digital Video Disk comparáveis às imagens reproduzidas por discos e players blu-ray.

Tem jeito para tudo

Todos sabem que os players e discos em Blu-ray ainda estão com preços muito elevados. Desta forma, além de não haver muitos títulos para compra e locação nas lojas do país, os players também parecem estar encalhados nas lojas, tendo em vista que um tocador simples está na casa dos R$1.000 até mais de R$2.000. Quem comprou uma televisão de última geração com Full HD ou todas as mais avançadas tecnologias sabe que assistir a um filme em DVD em uma televisão com alta resolução faz com que a qualidade da imagem caia vertiginosamente.

Aumento nas telas e dimensões

Como funciona o Upscale

Upscale, em tradução livre, quer dizer aumentar a resolução. Portanto, um DVD Upscale permite aumentar a resolução de um filme em DVD sem que você precise gastar dinheiro investindo em Blu-ray. Em outras palavras, um DVD Upscale é um aparelho que reproduz DVDs, mas ao mesmo tempo em que reproduz, aumenta a resolução da imagem de forma artificial. Desta maneira, você pode ter uma imagem de até 1080 linhas, ou seja, o número de pixel da imagem na vertical, compatível com as TVs de alta resolução.

Vamos aos números

Para traduzir a capacidade e função de um DVD Upscale, vamos apelar aos números. Confira na tabela abaixo as diferenças entre um DVD comum, um DVD Upscale e um player Blu-ray.

Tabela de resoluções

Estes números querem dizer o seguinte: no caso dos Blu-rays, temos 1080 linhas na vertical e 1920 na horizontal, desta forma a imagem é muito mais completa ou “cheia”. Pense em um tecido. Quanto mais fios o compõem, mais resistente ele será. É o caso das imagens e suas respectivas resoluções.

Proporção no tamanho da resolução em relação à tela


A resolução da imagem é aumentada de forma artificial pelo aparelho DVD Upscale, desta maneira ele capta as imagens e antes de reproduzi-la ele refaz os cálculos e as exibe com mais resolução. Obviamente, a qualidade não é a mesma de uma imagem em alta definição pura, como a dos discos Blu-ray, mas para quem está sem dinheiro para a nova tecnologia, pode ter esta opção com um ótimo custo benefício.
 
Qual a vantagem do Upscaling?

Se você é fanático por ótimas imagens, certamente o Upscaling não é para você. Isso porque, por aumentar de forma artificial a qualidade da imagem, o DVD Upscale não consegue manter a mesma definição de uma imagem em HD, desta forma pode haver perdas consideráveis de resolução e que podem ser percebidas pelos olhos mais exigenteComparação entre uma imagem normal e outra com a resolução aumentada artificialmente.s.

Por outro lado, se você quer tirar mais da sua TV de plasma ou LCD nova, mas está sem dinheiro ou com medo de investir no Blu-ray devido à quantidade limitada de títulos, o Upscale pode ser a solução, essencialmente se você não quiser ver a espinha no rosto da Angelina Jolie, já que a imagem não será tão perfeita assim.

Em suma, de nada adianta uma super TV com altíssima resolução, se seu aparelho de DVD não consegue rodar imagens com qualidade compatível. Desta forma, você terá imagens borradas, com linhas e pixels estourados. Por isso é tão importante que a resolução da imagem projetada seja a mais próxima do que sua TV é capaz de reproduzir.

No quesito imagem, ponto para o Blu-ray, mas no quesito preço? Fomos às compras para procurar alguns players de Blu-ray e Upscale. Confira o resultado:

PLAYERS BLU-RAY

Tabela de preço de alguns players de Blu-ray

DVD Upscale

Tabela com preços de players Upscale e também com função de leitor de blu-ray.

Vale lembrar que alguns players Blu-ray também oferecem a opção upscaling. Desta maneira, se você procurar por um player que tenha ambas as funções pode desfrutar ao máximo de todos os tipos de mídia, mas vai desembolsar mais. Contudo, um player que toca apenas DVDs e faz o Upscale tem um custo bem reduzido. Outro ponto importante em frisar, é que estes são valores aproximados, sendo assim, dependendo de onde você procurar ou da região do país, podem ocorrer variações. A luta ainda não acabou.

E a briga continua

Depois de travar uma briga com o formato HD DVD, o Blu-ray ainda não pode respirar aliviado. Antes de ser definido o formato da nova geração dos discos de filmes, o Blu-ray da Sony e o HD DVD da Toshiba disputaram a preferência de grandes estúdios como a Warner Bros, FOX e Disney. No dia 19 de fevereiro de 2008, a guerra entre os formatos acabou e o Blu-ray saiu como o vencedor. Ponto para os consumidores, pois não precisam mais ficar na dúvida na hora de escolher um único formato na hora de comprar um player.

Depois do HD DVD, o Blu-ray tem um páreo muito mais duro contra o DVD Upscale, isso porque além do preço do player, o DVD é infinitamente mais popular que o Blu-ray, não só no Brasil, mas também em outros países e, como se não bastasse, a qualidade da imagem com upscaling não é tão inferior assim.

Estamos vivendo mais uma capítulo da briga pela preferência na hora de assistir filmes e shows em casa, tendo em vista que imagens com qualidade sempre maior é o que move grande parte dos fabricantes de eletroeletrônicos e grandes produtoras do cinema. Primeiro foi o fim da VHS, depois a implantação do DVD, a tentativa de superação com o Blu-ray e HD DVD e agora estamos voltando a um DVD melhorado (DVD with lasers?).

E você usuário. O que acha destas reviravoltas no mundo do alcance do entretenimento e aparelhos de reprodução de imagem? Será que o jeitinho encontrado para driblar os custos do Blu-ray vai decolar? Deixe sua opinião e continue acompanhando os avanços e as novidades do mundo da tecnologia aqui no Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.