Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

O que pode? O que não pode? Acabe com suas dúvidas na hora de limpar a tela.
  • Visualizações192.873 visualizações
Por Fabio Eduardo Amaral em 27 de Abril de 2009

A fragilidade de monitores LCD e de plasma é responsável por muita preocupação na hora de limpá-los. Quais produtos deve-se usar? Quais não se deve, de jeito algum? Com essas dicas do Baixaki, você acaba com suas dúvidas e também com as manchas do seu monitor, confira!

Monitores CRT (aqueles de tubo) têm tela de vidro, logo, qualquer produto de limpeza de vidros pode ser utilizado nesse tipo de monitor. Já LCD não têm esse vidro, e, portanto, são muito mais sensíveis. O plasma, apesar de ter um substrato de vidro, também é bastante sensível. Logo, a limpeza deles requer cuidados especiais.

O que é proibido?

Não use químicos como detergente, desinfetantes e qualquer outro produto que tenha acetona, amônia, álcool etílico, tolueno ou cloro metano como um de seus componentes. As reações causadas pelo uso dessas substâncias acarretam sérios danos ao monitor, como o desbotamento das cores ou a “morte” de pixels (leia aqui um artigo especial sobre pixels mortos).

Toalhas de papel, papel higiênicos, lenços de papel e camisetas também devem ser evitados, pois materiais desse tipo podem riscar a tela. Muitas vezes recorremos a esse tipo de utensílio, pois estão quase sempre à mão, mas eles podem causar danos permanentes ao seu monitor.

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

Produtos seguros

O maior aliado da limpeza, neste caso, é a maciez. Algodão, panos de microfibras muito macios e pincéis são ideais, visto que não danificam a superfície. Combinados, eles constituem um kit capaz de combater qualquer tipo de sujeira.

As bordas

As bordas de monitores LCD e plasma geralmente são feitas de um material resistente, portanto, é possível esfregá-los com certa força, mas sempre com atenção para não atingir a tela.

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

Limpeza básica

Para começar, é recomendável desligar o seu monitor. Assim, você pode observar a condição da tela e identificar os focos de sujeira. Se você perceber que há alguma sujeira mais sólida, remova-a antes de esfregar para evitar riscos. Use um pincel macio (cerdas duras podem danificar a tela) ou então ar comprimido para isso.

Se o monitor não apresenta manchas de dedos e gorduras, e você quer apenas se livrar da poeira que normalmente se acumula, um simples pano seco e macio deve dar conta do recado. A principal dica aqui é nunca fazer pressão sobre uma tela de LCD. Apenas passe o pano macio com movimentos leves e a poeira deve sair sem esforço.

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

Pingos e respingos de líquidos diretamente na tela do monitor ocorrem com certa frequência. Limpe-os imediatamente, de preferência com um pano ou algodão seco, pois, caso sequem, poderão deformar a tela.

Limpeza mais pesada

Marcas de dedo são comuns em monitores, praticamente inevitáveis. Se o pano seco não for suficiente, a melhor dica é utilizar produtos específicos para limpezas de telas desse tipo. Eles são facilmente encontrados em lojas de informática. Diversas fabricantes consagradas têm produtos específicos para limpeza de monitores. Há também soluções para limpeza de eletrônicos, também recomendadas, pois evaporam rapidamente e não grudam na tela. Nesse caso, procure por produtos que tenham componente antiestático, assim a poeira não gruda com tanta facilidade.

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

Apenas lembre-se sempre de nunca espirrar a solução de limpeza diretamente na tela, pois ele pode escorrer para os componentes internos do monitor. Use o spray no pano para, então, passá-lo na tela. Não é necessário exagerar na quantidade do produto.

Se não tiver um produto específico, a água pode ser uma solução. Utilize um pano levemente umedecido, passando-o com delicadeza. Levemente mesmo, poucas gotas de água bastam. Novamente, lembre-se de não molhar a tela diretamente, e sim molhar o pano.

Um chumaço de algodão umedecido também ajuda. Apenas atente para remover eventuais fiapos restantes com pano macio seco.

Aprenda a limpar monitores LCD e de plasma sem estragá-los

Sempre que utilizar produtos líquidos para limpar uma tela, lembre-se de remover o excesso com um pano macio seco. Também não se esqueça de ligar o monitor somente quando ele estiver completamente seco.

Não vire as telas de plasma!

Caso o faça (entenda “virar” como um giro de 90° na horizontal, “deitando” o monitor), deverá esperar pelo menos seis horas para levantá-lo (devido à natureza do produto). Também evite deixar uma mesma imagem congelada na tela por muito tempo, pois a exposição das células de gases (responsáveis por gerar a imagem) à mesma corrente elétrica durante períodos elevados pode marcar a tela (algo que não acontece em monitores e TVs com a tecnologia LCD).

Outras dicas

  • Mantenha o seu notebook fechado para que a tela não acumule sujeira;
  • Se você sofre frequentemente com sujeiras, uma dica é pesquisar por capas ou películas protetoras.

.....

Esperamos ter ajudado você com essas dicas. Até uma próxima.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!