Máquina de corte a laser interativo fatia madeira quase que em tempo real [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Máquina de corte a laser interativo fatia madeira quase que em tempo real [vídeo]

Ela parece um scanner ou mesmo uma fotocopiadora, mas na verdade é uma máquina de corte. Com uma caneta a laser, você faz um desenho, que é gravado pelo dispositivo e reaplicado em forma de corte, fatiando pedaços de madeira de modo rápido e altamente preciso.

É a Constructable, uma mesa de desenho e corte a laser que deve, em um futuro não muito distante, ser de grande utilidade para pequenos empreendimentos de manufatura, como a criação de dispositivos de madeira. O equipamento é composto basicamente por três elementos: câmera para registrar os movimentos, caneta a laser para fazer o desenho e, por fim, o cortador a laser.

Pelo que se pode reparar no vídeo, não é preciso dominar nenhum tipo de software para produzir com essa máquina, mas apenas uma certa precisão na hora de desenhar. Cada uma das 15 canetas que acompanham o aparelho tem função única (para realizar cortes diferentes retos ou arredondados, por exemplo) e conta com três botões que realizam ações distintas, como corte ou desenho em linha.

A máquina é produto de uma pesquisa desenvolvida pelo Hasso-Plattner-Institut, da Alemanhã, e foi publicada na revista científica New Scientist em julho deste ano. Não há qualquer previsão de início de produção em larga escala da Constructable.

Fontes: Hasso-Plattner-Institut, Stefanie Mueller (YouTube)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.