Com Kinect, engenheiro simula telecinese e "controla esfera com a mente"

1 min de leitura
Imagem de: Com Kinect, engenheiro simula telecinese e "controla esfera com a mente"

Um dos desejos mais fortes da imaginação humana parece ultrapassar os limites da física. Já imaginou controlar objetos sem mesmo ter de tocar em coisa alguma? Pois é basicamente este o conceito da telecinese: usando apenas a mente, uma pessoa seria capaz de interagir com um sistema físico qualquer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mike Taulty, engenheiro da Microsoft, decidiu usar a tecnologia eletrônica para alcançar este ideal. O sistema desenvolvido pelo programador faz uso do sensor Kinect. Com o gesto de ambas as mãos, Taulty conseguiu controlar os movimentos de uma pequena bola. Não que a esfera tenha saído pelos ares; sobre o chão de sua sala, o objeto deu voltas e respondeu aos movimentos direcionados sem que o controle via tablet ou notebook fosse feito.

A bola usada se chama Sphero. Desenvolvida pela Orbotix, o brinquedo robótico pode ser controlado também por smartphones via Bluetooth. O sensor Kinect, já bastante popular, pertence à marca Xbox. A segunda geração do componente da Microsoft permite que a comunicação entre computadores e sensor de movimentos seja facilmente feita.

O sistema aprimorado de rastreamento do Kinect faz com que os movimentos de Sphero sejam realizados de forma precisa. A mão esquerda de Taulty controla a direção da bola; por meio de sua mão direita, o desenvolvedor acelera ou para o brinquedo.

A invenção foi programada por meio da linguagem JavaScript. O funcionário da Microsoft disponibilizou seu aplicativo junto da Store App para Windows Phone (download) e fez um convite a entusiastas: “fiquem à vontade para ‘manipular produtos ou objetos’”. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.