Como fazer sorteios no Twitter e Facebook

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer sorteios no Twitter e Facebook

O que você costuma fazer em uma rede social? Seja bater papo com os contatos, compartilhar links e arquivos ou descobrir as últimas novidades da web, é inegável que essas páginas proporcionam várias formas de interação entre os usuários. Atualmente, elas passam por uma forte expansão no espaço virtual, embalada também por várias ideias criativas.

A nova moda é a criação e divulgação de promoções. O que antes era improvisado através de frases criativas ou com cliques em botões rcomo “Curtir” ou “Retweet” tornou-se totalmente automático e menos trabalhoso para o organizador, ainda mais quando o número de participantes é grande e dificulta a contagem.

Sites como o Sorteie.me ganharam popularidade por sua praticidade e eficácia, além de serem totalmente em português. Se você ainda não conhece esse serviço de promoções no Twitter e no Facebook, acompanhe o passo a passo do Tecmundo para entrar na onda dessas loterias virtuais.

Sorte no Twitter

O Twitter foi o pioneiro nos sorteios automáticos e, por essa experiência, é também o que mais simplifica as promoções. Com o Sorteie.me, o primeiro passo é entrar no site do serviço e clicar em “Criar Sorteio”. Você será direcionado para sua conta no Twitter, em que terá que autorizar a entrada na página. Vá em “Allow” para começar as configurações.


Agora você deve escolher qual será o mecanismo de sorteio: por retweets (através da cópia da frase ou do botão específico) ou entre seus seguidores. Se optar pela segunda alternativa, a tarefa é mais fácil: basta ir até a caixa “Sorteie entre seus seguidores”, colocar um numeral de 1 a 10 de quantos devem ser os ganhadores e clicar em “Sortear” para receber o resultado.

Para criar uma promoção por retweets (ou RTs), o processo é mais demorado. Escolha um link que, quando postado no Twitter, servirá como cadastro para a promoção. Ela pode ser um post em um blog ou site seu ou um endereço qualquer que tenha a ver com a promoção.

O link deve passar também por um encurtador de URLs. O Sorteie.me resume o endereço através do kingo.to (através do botão “Encurtar”), mas qualquer serviço desses funciona com as promoções.

Agora você deve criar a frase que deve ser postada, como “Dê RT e concorra a um prêmio secreto”, seguida do link que você encurtou. Quando o prazo que você determinou acabar, volte até a página do Sorteie.me e preencha a caixa “Sorteie entre retuítes de um link”. Clique em “Sortear” e aguarde o resultado.

Se você preferir, o PromoTweets também realiza um serviço similar.

O método do Facebook

A rede de Mark Zuckerberg também não escapou da onda das promoções. Agora o Sorteie.me também realiza promoções nela, adequando-se às suas ferramentas específicas. Para iniciar o processo, acesse a página do aplicativo inserida no botão abaixo e autorize-o como se fosse um jogo ou programa qualquer.

Em seguida, você deve criar uma página de fã ou selecionar uma já desenvolvida por você e adicioná-la no aplicativo do Sorteie.me. É nela que estarão concentradas as promoções, além de todo o conteúdo que você já inseriu.

Agora você deve clicar em “Adicionar aba Promoções”, para tornar possível a participação de seus contatos. Em seguida, vá em Gerenciar promoções > Criar nova promoção para ter acesso à janela que permite todas as ações possíveis, como criar e editar um sorteio.

O botão “Criar promoção” o direciona para uma tela de cadastro, que deve ser preenchida com as informações básicas do sorteio, como a data, título e regulamento do seu evento.

Com tudo preenchido, clique em “Salvar” e compartilhe o link gerado com seus contatos para dar início ao sorteio. Para um usuário começar a concorrer, basta estar logado no Facebook e clicar no botão “Quero participar!” presente no endereço.

Você pode adicionar ainda algumas funções próprias, como ter que curtir sua página ou criar frases, mas o Sorteie.me já não oferece ajuda. O resultado sai ao clicar no botão de gerar resultado, exatamente como no Twitter.

Pronto! Agora você pode criar seus sorteios no Twitter e no Facebook sem dificuldades e pode começar a premiar seus contatos e seguidores. Boa promoção!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.