Seleção de programas de karaokê e/ou videokê

Quem canta, bem ou mal, seus males espanta! Seleção com programas de Karaokê para espantar qualquer urucubaca!
  • Visualizações38.264 visualizações
Por Camila Camargo em 4 de Novembro de 2008

Você já reparou que não existe festa sem música? Seja aniversário de criança, festa de 15 anos, Bodas de Ouro, formatura, Natal ou qualquer outra comemoração, a música sempre está lá. A música faz parte de nossas vidas desde o nascimento, pois quem nunca viu uma mãe contando para o seu bebê “Nana neném que a Cuca vem pegar”? Apesar de toda festa ter música, nem sempre a melodia agrada a todos e, quando isso acontece, a comemoração perde a graça.  

Para evitar que a celebração caia na monotonia, uma tática infalível foi inserida para sempre haver movimentação em qualquer festa: o Karaokê. Quem nunca soltou a voz no banheiro imaginando como seria ser rodeado por vários fãs gritando seu nome? Para quem adora exibir seus dons musicais ou simplesmente quer cantar sua música favorita, o Karaokê é indispensável.

Noite agitada!

História

Como os japoneses são mestres em criar objetos muito úteis e cada vez menores, não seria diferente com o Karaokê ou Videokê. O Karaokê é originário do Japão, mais especificamente da cidade de Kobe, que inspirou a criação do nome da invenção. Karaokê vem da junção das palavras KARA+OKE, onde KARA vem de KARAPPO que significa “vazio”. Já o sufixo OKE vem de OKESUTURA que significa “orquestra”. Então da junção das duas palavras temos a “Orquestra vazia”, exatamente o que vemos em um Karaokê, vários instrumentos tocando uma música, mas sem nenhum músico.

Depois de reduzir uma orquestra e colocá-la dentro de um Karaokê-Player, este aparelho em pouco tempo invadiu os lares japoneses e se tornou uma febre em todo o mundo. Veja só como o Karaokê faz parte da vida dos japoneses desde a infância.

 

 

 

O fato é que o Karaokê rompeu todas as distâncias do planeta e hoje, assim como a música, ele é indispensável em qualquer festa. É claro que muita gente não gosta da bagunça que os cantores de Karaokê fazem enquanto cantam, mas nada que um tampão de ouvido não resolva.  No Japão, há vários campeonatos de Karaokê que movimentam todo o país. Veja o caso de duas asiáticas que viraram celebridades por causa das suas coreografias, apesar de nada afinadas.

 

 

 

No Brasil o Karaokê virou febre não só na comunidade nipônica, mas em todos os lugares. Você sabia que há associações de cantores de Karaokê espalhadas pelo país? A UPK (União Paulista de Karaokê) e a ABRAC (Associação Brasileira da Canção Japonesa) são alguns exemplos.

Com sete notas vamos dar início ao show!

Para que você não precise instalar todos aqueles cabos que compõem um Karaokê-Player sempre que quer soltar a voz, que tal ter um Karokê no PC? Neste artigo vamos listar algumas opções de aplicativos para você fazer um “Show de Calouros” todos os dias na sua casa.

Qual é a música? É Midomi Lombardi!

A primeira opção de Karaokê se chama Midomi. Este é um serviço online, ou seja, além de você se divertir para valer, não precisa instalar nada no seu computador, ou melhor, você precisa apenas de um microfone. O Midomi serve justamente para os cantores de banheiro que só sabem trechos das músicas.

Isso porque, ao entrar no site, você pode cantarolar algum trecho da música e o serviço a localiza. Infelizmente, todo ou boa parte do acervo é em inglês. Desta forma, esta pode ser a sua chance de aprender realmente a cantar e não passar por uma situação como esta:

 

 

 

SingShot

Outra opção de serviço online para você soltar a voz é o SingShot e com ele você poder ter a real sensação de participar de um show de calouros. Ele funciona assim: O sistema de karaokê está presente no site. A música toca, você lê a letra e vai cantando enquanto sua voz é gravada. Depois, ela é disponibilizada para que outras pessoas a escutem, votem e deixem comentários. Além disso, o site apresenta um ranking com os melhores e piores cantores.

AV Video Karaoke Maker

Além da aparência nostálgica, este aplicativo é uma ótima opção para você criar o seu playlist e fugir das músicas velhas que compõem os Karaokês convencionais.  É possível adicionar suas músicas preferidas e sincronizá-las com sua respectiva letra além de poder adicionar o vídeo clipe. Se você acha ridículas aquelas paisagens de fundo nos Karaokês, pode saltar de alegria, elas se foram.

Apesar de tantas ferramentas, o programa é todo em inglês, portanto é possível que você encontre dificuldades no início. Mas com o uso, você vai se acostumar e decorar não só as letras das músicas, mas sim, as funções do AV Video Karaoke Maker.

Alegria!

vanBascos Karaoke Player

vanBascos Karaoke Player leva a sério o termo Karaokê (orquestra vazia). Além de possuir alguns recursos e skins, é possível ter a sensação de ser um aspirante a maestro e acompanhar a participação de vários instrumentos tocando uma música.

É possível alterar a fonte das letras, as imagens de fundo, tempo e volume das melodias. Também é um aplicativo totalmente em inglês, mas se o Karaokê é japonês e faz sucesso, que mal há em um aplicativo ser em inglês?

KaraFun

Mais uma opção de Karaokê-Player para o seu computador é o KaraFun. Além de possuir uma interface muito simples, um ponto positivo deste aplicativo é que ele é em português, portanto se você não sabe inglês, tem uma dificuldade a menos. Junto ao programa, há duas músicas para você ir aquecendo as cordas vocais, mas é possível inserir suas canções prediletas e cantar só o que você gosta.

Cantora!

Há ainda, algumas ferramentas que auxiliam o cantor a ter um ótimo desempenho como: ajuste de afinação, controle de volume do acompanhamento e até uma linha que auxilia a não sair do ritmo. Para poder inserir suas músicas na biblioteca do KaraFun, necessariamente ele têm que estar nos formatos (KAR e KFN, o formato próprio do KaraFun), assim como pode importar os mais populares como MP3, OGG, MID, KAR, S3M, MOD, IT e XM.

UltraStar

Finalizando as apresentações dos candidatos a “Programa Calouro”, temos o UltraStar. Este aplicativo é uma versão do game SingStar, lançado para a plataforma Playstation 2. Assim como os demais aplicativos da seleção, UltraStar é um simulador de Karaokê que permite que você insira na sua biblioteca as músicas e letras que você mais gosta.

Além das músicas, é possível personalizar a interface da tela das canções de acordo com o seu gosto. Com ele, é possível fazer uma disputa com seus amigos e ver quem leva o prêmio de cantor revelação para casa.

Quem canta seus males espanta

O velho ditado “Quem canta seus males espanta” é o que mais se encaixa quando falamos de Karaokê, afinal cantar ajuda a libertar todo o estresse, angústias e todo tipo de emoções que temos em nossa mente. Se você gostou da seleção, aproveite para conhecer novos aplicativos que, com certeza, farão muito sucesso na sua casa, festas ou com a galera.

Fim de festa.

Se você não gostou de algum programa selecionado para a seleção, ou acha que há melhores que não entraram na lista, aproveite que você tem intimidade com o microfone, coloque a boca no trombone e solte o verbo. Mas, assim como no Karaokê é necessário saber o que está cantando para não ganhar uma nota baixa. Mostre porque você tem razão em reclamar.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!