O que é MMORPG?

Aprenda um pouco mais sobre um dos gêneros de jogos que mais cresce atualmente.
  • Visualizações52.435 visualizações
Por Willian Fonseca em 29 de Outubro de 2008

MMORPG é uma sigla em inglês que significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”, designando games para uma grande quantidade de usuários, que utilizam muitos dos elementos existentes nos jogos de interpretação de papéis, os famosos RPGs.

Em sua grande maioria, os títulos desse gênero apresentam a possibilidade de criação de um protagonista personalizável, tanto em aspectos visuais quanto em atributos e características fundamentais no desenrolar do jogo, como força, magia e vitalidade.

Assim que ele é criado, você pode iniciar sua aventura por vastos mundos, em muitos casos inspirados por temas referentes à fantasia e ambientes repletos de mistérios, com diversas possibilidades e caminhos para trilhar.

Pagando ou não, a diversão é garantida

Há jogos gratuitos, pagos e mistos. Naqueles, geralmente o suporte e eventos são menores do que nos segundos, que contam com amplas possibilidades e atualizações, garantindo sempre a satisfação da maioria de seus usuários. Em alguns títulos, você pode jogar gratuitamente, mas pagar lhe trará vantagens em quantidade de experiência adquirida nas batalhas, além de itens melhores e diversos outros fatores.

Como funciona

A fórmula do gênero MMORPG, resumidamente, baseia-se em permitir a criação de um personagem que será capaz de desvendar o mundo do game, enfrentando desafios, aventuras e perigos a fim de progredir em experiência no jogo, o que lhe garantirá maior poder físico, mágico, entre outros.

Ao realizar tarefas especiais, chamadas de quests, o personagem ganhará pontos de experiência ao matar os inimigos e, desta forma, concluí-las com sucesso. Tais pontos garantem a evolução do protagonista, que melhorará seus atributos, divididos em categorias acerca da força, habilidade, velocidade, poder mágico e diversos outros aspectos, que são semelhantes em quase todos os títulos.

World of Warcraft é o líder atual entre a preferência dos gamers.

Qual a fórmula?

O que parece atrair tantos jogadores para o mundo dos RPGs online é, sem dúvida, o reconhecimento alcançado ao levar o game a sério. Jogar horas e mais horas todos os dias, com afinco e determinação, além de trabalho em equipe, levará o seu personagem a níveis elevados de poder e prestígio social, levando o gamer a buscar os desafios mais difíceis e complexos, em um patamar bem diferente de quando se inicia o jogo.

De um simples personagem, com uma pequena espada e poucos recursos, é possível se tornar um grande mestre em diversos aspectos. Os combates entre jogadores também são considerados uma prova de força e poder, tornando os jogos ainda mais disputados. Para muitos usuários experientes, esses motivos são alguns dos principais fatores que tornam o gênero um grande sucesso.

Desafios para os desenvolvedores

Em um game feito para ser um mundo de possibilidades, alguns fatores complicam a vida de quem o desenvolve. Há usuários que se divertem apenas matando outros jogadores de menor nível, roubando seus itens, finalizando inimigos dos outros, além de vários outros problemas de comportamento sempre encontrados em diversos gêneros.

No entanto, hoje em dia são poucos os games que ainda não contornaram as situações descritas. Na maioria dos jogos atuais, somente quem dá os primeiros golpes nos monstros tem o direito de ficar com os itens que ele largar, impedindo que roubos aconteçam.

Os combates PvP, ou player contra player, precisam que ambos concordem em lutar, o que impede que um usuário mais fraco seja facilmente aniquilado por um outro mais avançado. Seja pago ou gratuito, muitos consensos já estão empregados aos MMOs, evitando que vários usuários os abandonem.

Age of Conan: uma das novas promessas para o gênero.

Já experimentou o gênero?

No Baixaki, temos dezenas de jogos do gênero MMORPG para diversos tipos de jogadores. Entre grandes produções pagas ou gratuitas, vale a pena arriscar alguns downloads e verificar se o estilo lhe agrada. O fato é que ele veio para ficar e novos lançamentos não param de surgir, enchendo os olhos dos mais aficionados por grandes aventuras repletas de possibilidades.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!