Threes! é retirado da Google Play por fazer referência a um de seus clones

1 min de leitura
Imagem de: Threes! é retirado da Google Play por fazer referência a um de seus clones

Na última terça-feira (5), a Google retirou da loja Google Play o popular jogo Threes!, o que gerou comoção entre os fãs do quebra-cabeças. Aparentemente, o título foi retirado do sistema por violar os termos de uso da plataforma, incluindo o uso do termo “2048” como uma de suas palavras-chave.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que torna isso especialmente estranho é o fato de que, por mais que 2048 tenha se tornado um título bastante conhecido e apreciado, ele é nada menos que um clone descarado de Threes!. Durante as horas em que o game ficou fora do ar, nada foi feito em relação às demais imitações que permeiam o sistema de distribuição de conteúdos do Android.

“O Google possui bots que vasculham sua loja e procuram pelo ‘acúmulo de palavras-chave’ e então retiram apps automaticamente do ar”, explicou o criador do jogo, Asher Vollmer, em sua conta no Twitter. “Você então tem que apelar para trazer o software de voltaà loja, o que pode levar de dois a três dias. Na loja da Apple todos os apps passam por um processo de aprovação que dura algumas semanas antes de eles aparecerem na loja. Na Google Play você publica um jogo instantaneamente, mas sofre o risco  da Google retirá-lo a qualquer momento”.

Vollmer já tentou, em vão, retirar do ar os clones de Threes!, que surgiram somente 21 dias após o game original ser lançado. Segundo ele, não havia o que fazer em relação a 2048, visto que o título não usava nenhuma das artes originais e seu criador sequer sabia da existência do game original. “Ele clonou um clone sem saber disso”, explicou o desenvolvedor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.