Visitamos a sede da SmyOwl, empresa nacional de criação de jogos

2 min de leitura
Imagem de: Visitamos a sede da SmyOwl, empresa nacional de criação de jogos

Se você pensa em trabalhar com desenvolvimento de jogos, em algum momento já deve ter se perguntando sobre o funcionamento de uma empresa nacional focada na produção de games. Para aqueles que se enquadram nesse grupo, o TecMundo teve a oportunidade de visitar a sede de uma delas: a SmyOwl.

Fundada em 2012, a empresa tem sua sede em Sorocaba, no interior de São Paulo, e é focada no desenvolvimento de jogos para smartphones. Seu catálogo inclui títulos como Button Soccer (game que permite que o jogador participe de partidas de futebol de botão) e QuizD+, além de outros projetos voltados à área tecnológica.

Cave Coaster, um dos próximos projetos da SmyOwl

Repassando conhecimento

Durante a visita à empresa, uma coisa que chamou a atenção é o compromisso de seus funcionários com outras pessoas que desejam ingressar nessa área. E, caso esteja se perguntando como isso acontece, a resposta está aqui: com maratonas de desenvolvimento de games.

Organizadas em períodos regulares, essas maratonas reúnem alunos de uma faculdade local (a Facens – sigla para Faculdade de Engenharia de Sorocaba), que competem apresentando ideias de jogos que são avaliados por uma banca que conta com professores e funcionários da SmyOwl. E engana-se quem pensa que o projeto precisa ser algo perfeito.

De acordo com Maurício Alegretti, um dos fundadores da empresa, o mais importante é a ideia apresentada, já que a execução é feita internamente com o auxílio dos funcionários da SmyOwl. Na última competição, por exemplo, os alunos vencedores deram o pontapé inicial a Go Kart, título que está em desenvolvimento conjunto na produtora – e é por lá, com a supervisão de seus criadores, que ele recebe o tratamento necessário para se tornar um produto mais comercial.

E esse não é o único caso de aposta em ideias de outras pessoas, algo que aparentemente está no DNA da empresa – especialmente quando observamos um de seus próximos projetos, que ainda não tem data de lançamento definida: Kron.

Ampliando os horizontes

Você já pensou em se divertir em um jogo de tabuleiro que tivesse elementos da série Mario Party e, de quebra, permitisse batalhar contra os seus adversários em um sistema de cartas? Pois é exatamente isso que você fará em Kron.

Criado por um ilustrador sorocabano, Kron ganhará vida por meio de crowdfunding (a data para início da campanha ainda não foi definida) e contará com um tabuleiro hexagonal, cartas de itens e de heróis, dados e outros elementos. Além disso, também haverá expansões para o mapa do jogo, ampliando não apenas a área, mas também o tempo da partida. E onde entra a parcela Mario Party nessa história? Estar na frente nem sempre significa vitória, já que as regras do game vão favorecer aqueles que estão perdendo.

Ainda no sentido de outros projetos, a empresa possui em seu portfólio outros trabalhos envolvendo tecnologia, como a Loja Mágica do Papai Noel. Utilizando o Kinect em uma área reservada de um shopping, o visitante era capaz de interagir com o cenário realizando movimentos para abrir as portas e dar vida aos brinquedos, como você confere no vídeo abaixo:

Planos futuros

Alegretti também comentou que a empresa já tem vários projetos para o futuro, incluindo algo parecido com a Loja Mágica do Papai Noel, mas voltado para o Salão do Automóvel, e novos jogos, como SmyHeroes (nome provisório de um MOBA para smartphones), Cave Coaster e outros trabalhos. E, pelo jeito, isso tudo ainda é apenas a ponta do iceberg.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.