Habbo Hotel: como jogar este famoso game online

7 min de leitura
Imagem de: Habbo Hotel: como jogar este famoso game online

Habbo Hotel é um jogo online baseado inteiramente no navegador e que mistura diversos estilos diferentes, lembrando principalmente títulos como The Sims e Second Life.

Nele, você se hospeda em um um hotel bastante luxuoso e ganha seu próprio quarto, podendo personalizá-lo com itens comprados. Também é possível passear por outros locais, para conhecer novas pessoas, fazer amizades e interagir.

Os primórdios do que viria a ser o Habbo Hotel  surgiram no ano 2000, na Finlândia. Depois, apareceu nas terras estadunidenses em 2004. Só em 2006 surgiu sua versão brasileira para as terras tupiniquins. O game pode ser considerado um verdadeiro sucesso devido à grande quantidade de jogadores que entram frequentemente no site.

O guia abaixo é destinado para aqueles que procuram se aventurar no famoso jogo, mas não sabem como começar.

1. Criando o cadastro

Ao abrir o site, é possível encontrar um campo (no canto superior direito da tela) para entrar com o nome de usuário e senha. Se você ainda não tiver uma conta, clique em "Registre-se de graça!" ou simplesmente entre com seus dados do Facebook:

O campo de registro pede um nome de usuário, senha, email e data de aniversário. Entretanto, você pode optar por fazer conexão com registros de outros sites, como Twitter, Google, Hyves, MySpace, Windows Live e Yahoo!:

Depois de fazer o cadastro, é possível que a tela abaixo apareça. Sendo assim, pressione o botão "Novo? Clique aqui para entrar":

2. Bem-vindo ao hotel

Quando você faz o login, aparece a página principal do Habbo Hotel. Para jogar, procure pelo botão "Entre no Hotel":

Depois, no menu lateral, clique no ícone "Ir para Cafofo", para que seja aberto seu quarto:

Quando você chega ao quarto, uma janela faz algumas sugestões para começar, como "Mudar Nome":

É essencial escolher um bom nome de usuário, pois ele facilita a comunicação de outros jogadores com você:

Com o botão de "Propriedades do quarto" você pode definir diversas opções do seu "cantinho", como "Remover Cafofo" e "Criar Evento". Definições mais avançadas são encontradas em "Preferências":

Nas "Preferências Avançadas" é possível colocar uma imagem para seu quarto, mudar o nome, descrição, categoria, definir o número máximo de visitantes e quem pode entrar nele:

No  menu lateral, você encontra um botão com seu rosto. Nele, ficam opções essenciais do jogo. É possível realizar uma assinatura para fazer parte do clube (1), comprar moedas para utilizar no mercado (2), ler notícias relacionadas ao jogo (3), mudar seu visual (4), visualizar a lista de quartos (5), escolher efeitos para seu avatar (6), dançar (7), acenar (8) e configurar os sons do Habbo (9):

3. Mude sua aparência

No mesmo menu citado acima, escolha a opção "Visuais":

A modificação do visual de um avatar é dividida em várias etapas, para que a personalização seja completa e o jogo fique com o mínimo de pessoas parecidas possível. Na primeira aba, você escolhe se é menino ou menina e seleciona um dos rostos. Em todas as opções, há uma paleta de cores para personalizar os itens — no caso abaixo, ela serve para mudar o tom da pele:

A segunda aba traz diversas opções para cabelos, chapéus, barbas e acessórios (brincos e óculos, por exemplo):

A terceira aba conta com roupas e acessórios para a parte de cima do corpo, como camisetas, blusas, jaquetas e colares:

Já as calças, bermudas, sapatos e cintos ficam na aba seguinte:

Por fim, na última aba você encontra "modas" prontas para vestir seu avatar:

4. Uma mãozinha do guia

Quando você tem dúvidas sobre qualquer assunto do Habbo Hotel, é possível chamar um bot (robô) para seu quarto. Para isso, clique no ícone de interrogação no menu lateral:

Depois, clique no botão "Chamar bot Guia":

Ele funciona de maneira semelhante ao assistente do Microsoft Office. Basta digitar sua pergunta e ele responde logo em seguida:

5. Indo às compras

Uma das grandes características do Habbo Hotel é a aquisição de itens, efeitos e muito mais. Para isso, clique no ícone "Compre no Catálogo", na barra lateral:

O catálogo é uma espécie de caderno, dividido em várias categorias. No canto inferior direito é possível notar a quantidade de "Moedas" e "Pixels" que você tem. Os dois são utilizados para adquirir qualquer coisa no jogo, mas são ganhos de formas diferentes.

As "Moedas" são recebidas em troca de dinheiro real ou em empregos (há salas para isso). Já os "Pixels" são ganhos naturalmente, simplesmente por jogar frequentemente ou ao realizar conquistas:

Ao clicar na categoria "mobis", é possível encontrar vários tipos de mobília para serem adquiridas e colocadas em seu quarto. O preço e as características aparecem sempre junto à foto:

Papéis de parede, portas e janelas ficam na subcategoria "Decoração" e são compradas da mesma maneira que qualquer outro objeto. Entretanto, as opções são visualizadas ao clicar nas setas, que exibem padrões e cores diferentes:

Em "Loja de Pixels" você encontra todos os itens que podem ser adquiridos com o uso somente dos "Pixels" ou em combinação com as moedas. Os efeitos, por exemplo, garantem personalidade para seu avatar:

Também há itens mais "comuns", ideais para quem está começando a jogar agora:

Atualmente, animais de estimação são parte integrante do jogo. Você os encontra em "Mascotes" e pode escolher entre leões, porquinhos, ursos, cães, gatos e jacarés:

Outra categoria do catálogo é o "Ecotron". Trata-se de um local em que você pode reciclar vários itens e obter objetos raríssimos:

Já a "Feira Livre" é o local ideal para quem dispõe de pouco dinheiro ou procura itens raros. Qualquer usuário vende o que quiser nesta área:

Depois de comprar itens, eles aparecem no inventário. Você pode acessá-los pelo botão destacado abaixo:

Em "Mobis" fica toda a mobília adquirida, papéis de parede e mascotes. Para inserir algo no local, clique em "Colocar no Quarto":

Ao clicar nos objetos, é possível movê-los e girá-los:

A interação com os objetos do jogo pode ser feita ao clicar duas vezes sobre eles:

6. Emblemas e conquistas

Na janela do "Inventário" também ficam todas as conquistas do jogo. Elas funcionam de maneira muito semelhante a outros jogos online e procuram acrescentar objetivos para seus jogadores. Quando você cumpre uma conquista, ganha um prêmio em "Pixels" e um emblema:

As conquistas variam muito — algumas requerem tarefas simples, como visitar vários quartos diferentes:

Conforme você cumpre as conquistas, os emblemas aparecem em uma aba própria para isso. Ao clicar em "Usar Emblema" você passa a "vesti-los", para que todos os usuários saibam o que conquistou:

Ao clicar em outros usuários você também confere seus emblemas:

7. Fazendo amigos e interagindo

Em qualquer sala é possível encontrar outros jogadores. Ao clicar sobre eles, diversas opções aparecem: "Sussurro" (para conversar em particular), "Pedir Amizade" (para que a pessoa entre na sua lista de amigos), "Negociar" (trocar objetos), "Calar" (ignorar o jogador) e "Reportar" (caso a pessoa falte com o respeito):

Ao clicar em "Negociar" você pode trocar itens com outro jogador. Basta selecionar um de seus itens do inventário para oferecê-lo. Em seguida, o outro adiciona um objeto. Se você ou ele gostarem da proposta, é só clicar em "Aceitar Troca":

Caso queira fazer amizades, você pode adicionar outros jogadores à lista de amigos. A pessoa vai aparecer imediatamente no painel abaixo:

Ao selecionar um amigo da lista, várias opções aparecem, como convidá-lo para o local em que você está no momento ou enviar uma mensagem:

8. Dando uma volta pelos arredores do Habbo Hotel

Para abrir os locais do game, clique em "Navegador". Na aba "Oficial" ficam categorias criadas pelo próprio Habbo Hotel:

"Eventos" e "Quartos" trazem locais pertencentes a outros jogadores que estão fazendo sucesso no momento. Na lista é mostrado o título de cada um e quantas pessoas estão lá no momento:

Quando você entra em um quarto, logo aparece uma avaliação no lado esquerdo da tela, assim como a descrição do local:

Os tipos de quartos variam muito e dependem exclusivamente de seus donos. É normal encontrar locais  mais comuns:

Outros jogadores transformam seu quarto em uma loja. É uma boa pedida visitá-los para fazer compras, pois é possível negociar o preço:

Os locais mais populares costumam ser "baladas" virtuais temáticas. Geralmente são salas realmente cheias e que até tocam uma trilha sonora ao fundo. São bons lugares para conhecer pessoas novas,  mas há uma certa poluição visual que pode ser incômoda:

Caso você se perca no meio de tantas mensagens, basta clicar no meio delas e arrastar o mouse para visualizar alguma que "sumiu":

. . . . .

Pronto, agora você sabe tudo que é preciso para começar a se aventurar por todos os cantos do hotel mais famoso da internet. Vale lembrar que este é somente um guia básico e que há muito mais para ser descoberto, já que novidades são acrescentadas diariamente ao site. Boa diversão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.