Estudo afirma que jogar em tablets faz as pessoas terem vontade de vomitar

1 min de leitura
Imagem de: Estudo afirma que jogar em tablets faz as pessoas terem vontade de vomitar

(Fonte da imagem: Reprodução/GameSpot)

Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota mostra que há uma ligação clara entre jogar em tablets como o iPad e a sensação de enjoo sentida pelo corpo humano. Na pesquisa, que envolveu participantes com idade média de 21 anos, foram usados jogos que dependiam do controle de movimentos do dispositivo da Apple e títulos baseados em interação por toques.

Após uma sessão de jogo de 40 minutos, foi detectado que aqueles que usaram o aparelho em posição fixa tinham tendência cinco vezes maior a se sentir enjoados do que aqueles que movimentavam o gadget constantemente. Ao todo, 11 de 36 pessoas experimentaram algum tipo de sensação de enjoo após partidas em ambientes controlados pelos pesquisadores.

Unindo a conclusão obtidas àquelas apresentadas por dois estudos anteriores (ambos conduzidos pela Universidade de Minnesota), pesquisadores chegaram à conclusão que isso tem a ver com as características próprias a aparelhos do tipo. Segundo os envolvidos, quando uma pessoa não tem controle sobre sua locomoção, maiores são as chances de que ela fique enjoada — o que explica a diferença entre os dois métodos de jogo.

Segredo está no controle da locomoção

Em 2011, Thomas Stoffregen, diretor do Laboratório Affordance de Percepção-Ação usou um Xbox 360 e jogos de corrida para estudar os motivos pelos quais um motorista tem menos chances de ficar enjoado do que um passageiro. Já em 2012, ele usou o FPS Call of Duty: Modern Warfare 2 para estudar o efeito enquanto uma pessoa anda.

Na ocasião, algumas pessoas foram guidas a “dirigir” os personagens do jogo, enquanto outras simplesmente assistiam a gravações de movimentos. “O que acontece é que, assim como nosso novo estudo mostrou, a diferença entre ficar ou não doente é estar no controle de sua locomoção”, explica Stoffregen.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.