As melhores lojas digitais para games de PC

9 min de leitura
Imagem de: As melhores lojas digitais para games de PC

Assim como nos consoles, os jogadores de PC também podem adquirir a maioria dos títulos por meios digitais. E, a não ser que você seja uma pessoa extremamente conservadora e precise ter todos os games em formato físico junto com as caixas e manuais, a principal vantagem está no preço, que pode ser muito mais em conta.

Algumas plataformas exigem que você compre, instale e jogue por elas, como é o caso do Steam. Outras lojas comercializam os títulos com instaladores próprios e livres de DRM, como é o caso de alguns títulos do GOG.

Outra vantagem oferecida pela aquisição digital dos títulos é que, depois que você compra algum jogo, ele passa a ficar vinculado à sua conta. Dessa maneira, você tem sempre uma cópia de segurança do título, podendo baixá-lo sempre que quiser e em qualquer computador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki Jogos)

Além disso, serviços como o Steam e o Origin oferecem um recurso de salvamento na nuvem para os jogos. Isso significa que você pode começar a jogar em um local e continuar em outro, sem que o seu progresso se perca.

Nós elaboramos uma lista com algumas lojas em que é possível adquirir versões digitais de diversos títulos. Todas elas trabalham com cartões de crédito — a maioria internacional — e permitem a aquisição dos produtos com facilidade em qualquer lugar do mundo, inclusive o Brasil.

Steam

É claro que não poderíamos deixar de começar falando do Steam, a plataforma de distribuição digital da Valve. A rede já conta com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, e uma biblioteca com mais de 1.800 games disponíveis, distribuídos em todos os estilos de jogos possíveis.

A loja também é conhecida por lançar promoções incríveis: quase todos os dias você encontra um título com descontos de até 75%. Se isso ainda não for suficiente, as promoções sazonais, como a de Natal ou Halloween, fazem verdadeiras “queimas de estoque” imperdíveis.

Enquanto este texto é escrito, o game Batman: Arkham City - Game of the Year Edition (inclui o jogo e todos os DLCs) está em oferta por pouco mais de R$ 12 no Steam. Mais barato que um disco pirata no camelô.

A loja aceita cartões de crédito nacionais e internacionais, BoaCompra Gold, PagSeguro, PayPal, transferência bancária e até mesmo pagamento via boleto bancário. Para baixar e instalar os games, é preciso antes de tudo instalar o cliente Steam e se cadastrar no serviço.

Origin

A Origin é uma plataforma de distribuição digital semelhante ao Steam. Contudo, o serviço da Electronic Arts possui uma biblioteca composta basicamente por games da companhia.

Assim como acontece no Steam, quem adquirir um game na loja virtual passa a ter o título vinculado à sua conta. A loja não faz feio na hora das promoções, principalmente para quem faz a aquisição antecipada dos títulos. Quem compra antes muitas vezes recebe vantagens exclusivas, como desconto em outros produtos ou recursos extras quando o game é lançado.

Qualquer um pode adquirir os títulos na Origin, porém é necessário possuir cartão de crédito internacional. É possível comprar os jogos diretamente pelo site, mas antes é preciso se cadastrar. O cliente Origin é necessário para a instalação dos games.

Nuuvem

A Nuuvem é uma plataforma brasileira de distribuição digital. Assim como acontece no Steam e na Origin, os títulos adquiridos através da loja ficam vinculados à sua conta e podem ser baixados quantas vezes você quiser.

A grande vantagem da Nuuvem em relação a outras lojas brasileiras é que, como o conteúdo adquirido é digital, a incidência de impostos é menor. Além disso, existem menos atravessadores no processo, tornando possível a venda de títulos com preços muito mais competitivos.

Apesar de ser uma plataforma de distribuição digital completa, alguns títulos da Nuuvem precisam ser ativados no Steam ou na Origin. Isso acontece em alguns casos específicos por determinação da produtora do game.

Por se tratar de uma loja genuinamente brasileira, a Nuuvem traz um grande número de modalidades de pagamento para nós. É possível comprar os jogos utilizando PayPal, MercadoPago, PagSeguro, cartão de crédito, boleto bancário, celular e transferência eletrônica.

Green Man Gaming

A Green Man Gaming é uma loja de games inglesa. A empresa comercializa diversos títulos em formato digital e ainda oferece vantagens exclusivas, como a troca dos games comprados anteriormente por créditos que podem ser utilizados para a aquisição de novos títulos. Os games devolvidos para a loja recebem o selo “usado”.

Apesar disso, como se tratam de cópias digitais, esse recurso não faz muita diferença para o usuário final, garante a Green Man Gaming, já que não há desgaste no produto como aconteceria em itens em formato físico.

Outra forma de receber créditos é indicando amigos para se cadastrarem na loja.

Assim como a Nuuven, a Green Man Gaming pode distribuir chaves de acesso para que alguns games sejam ativados no Steam ou Origin.

Para adquirir produtos na loja, é preciso ter um cartão de crédito internacional ou uma conta no PayPal. O processo é simples. Basta se cadastrar no site (é possível criar uma nova conta ou utilizar o seu Facebook), instalar o software Capsule encontrado no site da loja e procurar as ofertas.

GOG - Good Old Games

O Good Old Games, ou GOG como é conhecido agora, é uma loja online em que o foco são os jogos mais antigos, incluindo clássicos como a série Ultima e títulos mais atuais, como o primeiro Far Cry.

Os games comercializados pelo GOG são livres de DRM e é possível baixá-los direto ou através do gerenciador de downloads fornecido pela loja. Depois de comprar o título, ele fica disponível na sua estante virtual vinculada à sua conta, e pode ser baixado quantas vezes você quiser.

Como muitos dos títulos comercializados no GOG são antigos e feitos para rodar no MS-DOS, todos eles já vêm pré-configurados com “emuladores” como o DOSbox. Sendo assim, não é preciso configurar nada: basta baixar, instalar e jogar sem se preocupar com complicações.

Assim como diversos outros serviços, o GOG também realiza diversas promoções durante o ano e em épocas sazonais, como o Natal, em que vários títulos são vendidos com descontos de até 75%.

Para adquirir os games no GOG, você precisa se cadastrar no site. Feito isso, escolha o título que mais lhe agrada e pague com cartão de crédito (internacional) ou PayPal.

Humble Bundle

O Humble Bundle não é exatamente uma loja como as outras. No site, geralmente estão à venda pacotes que incluem diversos games, em sua maioria indies. O melhor de tudo é que não há um preço definido para a compra do kit, pois o comprador pode pagar quanto achar que o pacote vale. Se você pagar um valor mínimo pelo conjunto (estipulado no site), leva de brinde mais alguns jogos.

A ideia por traz do Humble Bundle é justamente divulgar o máximo possível os games e produtores independentes através do boca a boca. Mas não são apenas desenvolvedoras indies a comercializar seus títulos por lá. Recentemente, a THQ lançou um pacote com alguns de seus maiores títulos à venda.

Os games comercializados no Humble Bundle são livres de DRM e, como em outras lojas digitais já citadas, é possível baixar o game diretamente ou, em alguns casos, pegar uma chave de acesso e instalar o jogo no Steam.

Antes de efetuar uma compra no site, é preciso se cadastrar. Depois, ao clicar em comprar, você é levado até uma tela com o processo passo a passo: primeiro você escolhe quanto quer pagar pelo título. Em seguida, define como será dividido o valor pago pela sua contribuição: desenvolvedores, caridade ou o próprio Humble Bundle.

Depois disso, você deve confirmar o seu endereço de email, escolher se a compra é um presente ou não e, para finalizar, selecionar o modo de pagamento, que pode ser via PayPal, Amazon Payments ou Google Wallet.

GamersGate

A GamersGate começou como uma maneira para distribuir os games em países onde não existia distribuição física. Hoje, ela comercializa jogos de quase todos os maiores produtores e desenvolvedores do mundo, além de muitos estúdios independentes. O acervo da loja conta com mais de quatro mil títulos disponíveis.

A loja conta com muitas promoções sazonais, principalmente na época do Natal. A GamersGate possui um sistema chamado Void no qual ela disponibiliza alguns games gratuitamente em troca de anúncios publicitários.

A loja possui sua moeda de transação própria: trata-se das Blue Coins, que também fazem parte do programa de recompensas. Quanto mais atividade o usuário exerce na comunidade, mais Blue Coins recebe. Depois, é possível trocá-las por jogos.

Para adquirir os games na GamersGate, é possível utilizar cartões de crédito internacionais ou PayPal. Por trazer uma grande variedade de títulos de todos os estilos, a GamersGate fornece jogos em diversos formatos, incluindo códigos que podem ser recuperados no Steam mais tarde e alguns títulos sem DRM.

GameStop

A GameStop é uma das maiores cadeias de video games do mundo, possuindo mais de 6.700 lojas em diversos países. E é claro que a empresa não poderia deixar de comercializar produtos em formato digital.

A loja exibe os preços de todos os games em reais, mas, como é estrangeira, a compra é cobrada em dólares. Contudo, esse recurso ajuda muito na hora de comparar os valores.

A GameStop também disponibiliza aos jogadores uma plataforma para download. Através dela, é possível gerenciar todos os seus games, além de ter acesso a toda a rede GameStop que inclui a GameInformer e o Kongregate, entre outros.

As formas de pagamento são: cartão de crédito internacional, PayPal e GameStop Gift Cards.

Blizzard

A Blizzard é uma empresa que optou por desenvolver uma plataforma de distribuição própria. Na loja virtual da empresa, é possível selecionar os títulos desenvolvidos por ela e mais uma grande quantidade de produtos relacionados aos games da companhia, como camisetas, capas personalizadas para iPhone e mouses especiais para jogar World of Warcraft, entre outros.

Assim como todas as outras lojas, a Blizzard também oferece promoções sazonais, principalmente no Natal, quando muitos dos títulos podem ser adquiridos com ótimos descontos.

A loja vende seus produtos em forma digital, mas também é possível adquirir os games em formato físico. Para comprar, você precisa ter um cadastro na Battle.net. Feito isso, basta escolher o seu produto em versão física ou digital e curtir.

É importante lembrar que os produtos físicos não podem ser enviados para todos os países, portanto, ao adquirir um produto na loja verifique se o mesmo chega até o Brasil.

CheapShark

O CheapShark não é exatamente uma loja, mas sim um agregador de informações. O objetivo do site é comparar os preços de diversos títulos, sempre exibindo as melhores ofertas e boas oportunidades de compra.

O site não comercializa nada, apenas apresenta links para as outras lojas. O serviço também possui um sistema de busca em que você pode digitar o nome do jogo desejado e encontrar a melhor oferta do mercado.

Vale a pena dar uma conferida antes de gastar o seu dinheiro!

.....

A distribuição digital de games é uma ótima solução, tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores. De um lado, a pirataria diminui consideravelmente, ajudando as produtoras a pagar as suas contas e continuar trabalhando em títulos incríveis.

Por outro lado, os jogadores podem apreciar os jogos com a consciência limpa. Além disso, essa é a única maneira de mantê-los sempre atualizados, receber os novos recursos liberados pelas produtoras e jogar online com os amigos.

O preço não é mais uma desculpa aceitável para não comprar jogos originais, até mesmo porque existem títulos que custam muito menos do que um CD pirata no camelô! Então prepare a sua carteira e comece 2013 aumentando a sua coleção!

Alguma loja que você conhece ficou fora desta lista? Não deixe de contribuir nos comentários

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.