Imagens e vídeo mostram a diferença visual entre GTA 4 e GTA 5

2 min de leitura
Imagem de: Imagens e vídeo mostram a diferença visual entre GTA 4 e GTA 5

Desde que as primeiras imagens de Grand Theft Auto 5 foram divulgadas, não houve como evitar comparações gráficas com o seu antecessor, exemplo disso é o vídeo acima, feito em 2011 (ele copia um trailer de GTA 5 usando o GTA 4). Na semana passada, RomanBOY123, usuário do GTAForums, decidiu recriar imagens do novo game com o anterior, mostrando a enorme diferente de visual entre os dois títulos.

Segundo o usuário, as imagens de GTA 4 foram capturadas a partir da versão para PC, usando todas as configurações no máximo e resolução de 1920x1080 pixels – o único mod utilizado foi o HD Trees. A comparação foi baseada nas imagens da versão demonstrativa de GTA 5 para PlayStation 3, retiradas da GameInformer. Confira abaixo as imagens:

Esta primeira imagem prova com clareza a superioridade gráfica de GTA 5: não apenas o efeito da água sob a lancha é muito mais realista, como os efeitos de iluminação conferem muito mais realismo à imagem.

 

A iluminação é o principal diferencial entre as imagens desta comparação, porém isso poderia ser justificado por Nova Iorque ser realmente mais escura do que Los Angeles, então não é um elemento a ser considerado sempre.

Contudo, aqui as duas figuras estão claramente em um lugar aberto, o que invalida a desculpa da escuridão da cidade – exemplo retirado do mesmo tópico dessas imagens. Além disso, você pode reparar a diferença entre os efeitos de fumaça (quase inexistente na segunda), bem como o brilho metálico do carro, a textura do asfalto e o efeito de velocidade denotado pelos aspectos borrados no plano de fundo.

 

O que mais se destaca acima são detalhes como o suor na testa, texturas de maneira geral e os contornos nada suaves na roupa do segundo personagem.

Além de elementos óbvios, como a resolução e as texturas, o fogo é o grande diferencial no par acima, já que as chamas apresentam muito mais luminosidade.

As luzes são mais realistas neste exemplo, além de não haver o característico “nevoeiro” usado para não fazer necessário o carregamento de imagens muito distantes.

Contornos, texturas e um efeito de sombras mais verídico literalmente brilham no par comparativo acima.

Enquanto a primeira imagem parece uma fotografia real tirada de uma paisagem, a segunda parece ter sido desenhada, principalmente devido aos efeitos de sombra.

O aspecto visual da movimentação aérea aparenta ter melhorado bastante: repare como no GTA 4 a figura parece com um vídeo pausado durante a exibição em uma televisão de tubo.

Outro exemplo esmagador que praticamente dispensa comentários: enquanto a primeira imagem parece uma fotografia real, a segunda é obviamente “falsa”. Texturas, resolução, efeitos de partículas (fumaça) e a iluminação estão muito diferentes.

Detalhes já mencionados reaparecem aqui, mas o mais notável é a resolução relativamente baixa na segunda imagem, o que caracteriza uma evolução no tratamento de ambientes escuros.


Eis uma imagem em que as diferenças não são muito aparentes, o que se provou raro com os exemplos acima. Porém, ainda assim, é possível reparar um tratamento melhorado nas imagens de fundo na DEMO de GTA 5.

A influência do cenário sobre o personagem fica clara neste par: na segunda imagem, a luz das chamas quase não muda nada no personagem. E, claro, o próprio fogo e o realismo de roupas e pele se destacam entre as diferenças.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.