E3 2012: resumo da conferência da Konami

5 min de leitura
Imagem de: E3 2012: resumo da conferência da Konami

Enquanto você aproveitava o sono dos justos nessa última madrugada, a Konami decidiu dar início à maratona de conferências da E3 2012 — ou algo muito próximo disso. Como já se tornou de costume da desenvolvedora japonesa, não tivemos nenhuma apresentação ao vivo, mas um vídeo que apresentava as principais novidades da empresa para o próximo ano.

E o primeiro “evento” da maior feira de games do mundo não foi tão surpreendente quanto muitos esperavam. Todos os anúncios ou já eram aguardados ou os rumores já davam sua existência como certa, o que fez com que a apresentação fosse uma grande compilação de trailers. Para não dizer que o tempo acordado não valeu a pena, houve um único momento que deixou todo mundo empolgado. Quer saber qual? Então confira nosso resumo e descubra por si mesmo!

A Konami social: parceria com a Zynga e a invasão do Facebook.

 Depois de uma estranha aparição semi-holográfica do presidente da divisão norte-americana da Konami, Tomoyuki Tsuboi — que, curiosamente, não fala inglês — fomos apresentados ao que pode ter sido a grande surpresa da madrugada: a parceria da empresa com a Zynga, a popular desenvolvedora de games sociais.

O diretor do setor de distribuição digital da produtora japonesa, John S. Coligan, afirmou que o plano é expandir as plataformas de atuação, saindo dos consoles e lançando jogos também para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e até mesmo para Facebook.

A clássica série Frogger foi uma das escolhidas para estrear esse novo caminho tomado pela companhia. A Konami apresentou Frogger Pinball, Twilight Carnival e Pinball Chasers.

Ok, sabemos que isso não é muito animador, mas mostra uma nova diretriz do estúdio, então possivelmente teremos conteúdos para esses novos meios sendo liberados em breve.

Bola na rede 

 Voltando aos consoles, a primeira “grande” novidade veio com o queridinho dos brasileiros: Pro Evolution Soccer. A edição 2013 da série volta a campo com algumas melhorias na parte visual que prometem colocá-la novamente na disputa pelo gosto do público.

No entanto, o grande destaque apresentado pelo chefe de desenvolvimento do título, Masuda Kei, foram nas mecânicas. A partir dos feedbacks enviados por jogadores de todo o mundo, a Konami repensou aspectos no novo PES. Exemplo disso é o chamado PlayerID, uma forma de fazer com que os atletas virtuais tenham movimentos semelhantes aos de suas contrapartes reais.

A ideia, segundo ele, era recriar algumas características únicas vistas em campo. Para ilustrar, ele trouxe o garoto-propaganda do jogo, Cristiano Ronaldo, e explicou que sua forma de correr e driblar estarão presentes no jogo até mesmo nos menores detalhes.

No entanto, nada disso adianta se o futebol propriamente dito não for caprichado. Para isso, a produtora preparou o chamado FullControl, um recurso em que os jogadores terão muito mais controle de bola para criar jogadas diferenciadas. É o caso do Deft Touch Dribbling, em que atacante e zagueiro irão trabalhar com mais tensão em áreas de pouco espaço.

O domínio de bola também foi melhorado. Sabe o famoso “de primeira”? Pois agora será mais fácil criar uma jogada genial ou fazer aquele voleio digno do lendário Allejo.

As “novidades” de Hideo Kojima

Como não poderia deixar de ser, Hideo Kojima apareceu no vídeo para trazer suas novidades para a E3, a começar por Zone of the Enders HD Collection. No vídeo apresentado, foi possível ter uma rápida noção de como a alta definição fez bem para o game.

Além das cenas de jogabilidade de ZoE: The 2nd Runner, Kojima explicou que todas as animações foram refeitas e mostrou esse novo visual. Para os fãs de animes, o resultado final ficou bem positivo.

Parabéns, Metal Gear!

E como Kojima é sinônimo de Metal Gear, nada mais justo do que comemorar os 25 anos da série em grande estilo. O diretor apresentou a evolução da franquia desde sua origem até o mais recente capítulo, frisando a importância que a série obteve ao longo do tempo.

Em seguida, tivemos uma rápida olhada na capa de Metal Gear Solid HD Collection para PlayStation Vita, imagens da visita de Hideo Kojima ao Smithsonian American Art Museum, no Estados Unidos, e sobre seus esforços para elevar os games como uma forma relevante de arte.

O retorno de Raiden

Um dos jogos mais esperados da madrugada apareceu logo na sequência. Metal Gear Rising: Revengeance ganhou um trailer estendido em que é possível visualizar vários minutos de jogabilidade, além de um pouco da própria história. A mecânica muito mais voltada para a ação está novamente presente, o que deixou o jogo muito parecido com Devil May Cry e Ninja Gaiden, principalmente quando ele fatia um helicóptero em pleno voo. O mini game das melancias também está de volta.

Em termos de história, Revengeance irá mostrar Raiden como o típico herói com um passado negro, o que faz com que ele sinta um enorme remorso. É esse sentimento que vai fazê-lo lutar para colocar o mundo nos eixos após uma crise internacional se instaurar com os ataques de outros soldados cibernéticos.

Por fim, o designer da Platinum Games, Atsushi Inaba, garantiu que é difícil explicar a ação de Metal Gear Rising com palavras e que a melhor maneira de compreender essas mudanças é jogando. Para isso, a Konami levará uma demonstração à E3. Então aguarde nossas primeiras impressões na próxima semana!

O game chegará aos consoles no início de 2013 e terá sua demo liberada juntamente com os discos de Zone of the Enders HD Collection.

A estrela da madrugada: a grande surpresa em Castlevania

Apesar de o anúncio de Castlevania: Lords of Shadow 2 ter sido desvendado semanas antes da conferência da Konami, ninguém esperava ver o que a empresa exibiu em seu trailer. Além de confirmar a sequência, temos uma grande reviravolta na trama: ao que parece, o herói Gabriel Belmont será o novo vilão.

É claro que isso ainda não está certo, mas é inegável que é essa a sensação que temos ao ver o personagem lutando contra um exército inteiro enquanto utiliza poderes dignos de Drácula. Porém, o que realmente tirou o fôlego de todos foi a figura misteriosa que surge no campo de batalha: um jovem de cabelos brancos.

Mesmo sem mostrar seu rosto, os fãs já começaram a sexta-feira com muitas suposições sobre o misterioso herói. Seria o icônico Alucard ou Hector? Ainda não temos a resposta, mas certamente ela irá nos empolgar.

O espelho do destino

Para finalizar a primeira conferência da E3 2012, a Konami trouxe um rápido teaser de Castlevania: Mirror of Fate. Não tivemos nenhuma imagem do game em si, apenas manchas de sangue e a promessa de que teremos alguma revelação no dia 5 de junho, data em que a feira realmente tem início.

Fonte: Konami

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.