Passar horas em frente ao video game realmente faz bem ao seu cérebro

1 min de leitura
Imagem de: Passar horas em frente ao video game realmente faz bem ao seu cérebro

Sabe quando seu pai diz que você joga tanto video game que isso vai afetar seu cérebro? Saiba que ele sempre esteve certo, embora isso não queira dizer que passar horas em frente ao console vá te fazer mal. De acordo com uma série de estudos científicos, a verdade é exatamente o oposto, pois o gamer acaba desenvolvendo uma serie de habilidades que outras pessoas não têm.

A Universidade de Rochester, por exemplo, apontou algo que muita gente certamente já deve ter percebido. Um dos apontamentos feitos revelou que jogos de ação ajudam a desenvolver o cérebro de modo que o indivíduo é capaz de tomar decisões 25% mais rápido do que os outros e sem que ele fique nervoso a ponto de prejudicar sua precisão. Além disso, os jogos eletrônicos estimulam a atenção. Como as pesquisas mostraram, os gamers conseguem se concentrar em seis coisas ao mesmo tempo sem perder o foco — ao contrário das quatro das pessoas “normais”.

Cena de Uncharted 3: Drakes Deception (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Outro dado curioso é a forma como que os video games afetam a mente feminina. As mulheres que jogam conseguem trabalhar melhor com objetos tridimensionais, algo que sempre foi apontado como uma habilidade majoritariamente masculina.

De acordo com o psicólogo da Universidade de Wisconsin, C. Shawn Green, os video games vão além de simplesmente alterar o funcionamento do cérebro e também ajudam a desenvolver diferentes tipos de perícias. Para ele, o sistema de recompensas oferecido pelos jogos estimula os neurotransmissores e fortalece a rede nervosa — algo que ele compara com os exercícios físicos em relação aos demais músculos.

O outro lado

É claro que isso não quer dizer que os video games não trazem também alguns efeitos negativos. Cientistas da Universidade da Indiana mapearam o cérebro humano exposto a jogos violentos durante algumas semanas e perceberam que a área responsável pelo sentimento depressivo ficou mais acentuada em pessoas mais novas, indicando que esse tipo de conteúdo realmente é capaz de interferir no comportamento.

Outros estudos, como apontou o jornal Fox News, mostram que o chamado “vício” pode levar a pessoa a ganhar peso, além de se afastar socialmente e desenvolver uma dificuldade de interação com outros indivíduos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.