O que é mapeamento MIP?

1 min de leitura
Imagem de: O que é mapeamento MIP?

O mapeamento de texturas consiste em projetar uma superfície plana em um objeto tridimensional, algo como colar um mapa-múndi sobre uma esfera para criar um globo do planeta. A evolução dos games tornou mais nítidos alguns problemas nesta tarefa aparentemente simples. Conheça a técnica de mapeamento MIP (mipmapping), uma alternativa para melhorar a projeção dos objetos em seus games.

Mapeamento de Textura


Para projetar uma figura plana sobre um objeto tridimensional com qualidade, basta obter uma cópia da imagem de boa resolução, certo?

Errado! A princípio esta parece ser uma solução e de fato o resultado fica bom a medias distâncias, mas o que acontece quando o jogador afasta-se demais de um determinado objeto? Uma figura em alta resolução é achatada a força dentro de um pequeno espaço, implicando em uma grande perda de nitidez.

Isto implica muitas vezes na formação de imagens confusas e com uma aparência distorcida. O segundo caso é quando o jogador aproxima-se demais do mesmo objeto, o que ele enxerga é uma imagem de resolução muito baixa que revela detalhes indesejáveis da textura.

Mapeamento MIP
Estoque de resoluções utilizado no mapeamento MIP.

Não é difícil deduzir que a solução para o primeiro caso seria possuir várias cópias da mesma figura em diferentes resoluções para que sejam aplicados a cada caso. É exatamente isto que o Mapeamento MIP propõe, a utilização de uma série de imagens em escalas diferentes de cada figura texturizada.

Com este recurso funcionando, quando você estiver diante de um quadro em seu game, a resolução do retrato aumenta à medida que você se aproxima dele e diminui ao se afastar do objeto. Desta maneira a imagem que o jogador vai ter do quadro será sempre boa, independente da distância em que ele o observa.

A imagem ao lado representa uma série da mesma figura em diferentes resoluções, cada qual ideal para certa distância. Repare que a imagem menor é mais fiel ao desenho original do que a maior delas seria caso fosse achatada.

Pixels explodindo na cara do jogador ao se aproximar de mais dos inimigos já têm o seu lugar no passado. A nova geração de texturas tem uma solução para cada caso, deixe que elas invadam seu monitor e transforme o seu jogo em um ambiente quase real.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.