Seleção: Jogos de xadrez

2 min de leitura
Imagem de: Seleção: Jogos de xadrez

Não se sabe ao certo a origem do xadrez, mas é inegável que se trata do mais famoso (e um dos mais complexos) dentre os jogos de tática e estratégia existentes. Em um tabuleiro formado por 64 casas (metade claras e metade escuras, alternadamente) dispõem-se as 32 peças (16 brancas e 16 pretas) que representam os exércitos: rei, dama, bispos, cavalos, torres e peões, cada uma com movimentos singulares. Vence quem conseguir subjugar o rei adversário, seja por xeque-mate ou por desistência.

Já foram organizados diversos campeonatos mundiais, sendo inclusive a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) filiada ao Comitê Olímpico Internacional. Alguns dos grandes nomes da história desse esporte são José Raúl Capablanca (considerado o maior talento natural de todos os tempos), Vishy xadrezAnand (atual campeão mundial e primeiro a conquistar o título nas três modalidades existentes: knockout, match e torneio) e Garry Kasparov (campeão mundial de 1985 até 2001, consecutivamente, e participante do épico duelo contra o computador Deep Blue).

Como a teoria de nada adianta sem a prática, fizemos uma seleção com alguns dos principais programas de xadrez disponíveis aqui no Baixaki. Escolha o que mais lhe agradar e divirta-se!

ChessBase Light

cblSimplesmente o programa de acesso à mais popular rede de enxadristas do mundo. Com mais de 5000 usuários simultâneos durante as noites, campeonatos realizados regularmente (às vezes há mais de um por dia) e a opção de salvar suas partidas em um banco de dados, trata-se de um download quase necessário para quem deseja disputas de alto nível (já que alguns dos grandes nomes do xadrez mundial, como os já citados Anand e Kasparov, usam a rede para praticar).

Internet Xadrez Clube

ixcSemelhante ao ChessBase Light, o IXC permite acesso a uma rede de disputas online. Sua principal diferença reside no fato de ser nacional, desta forma propiciando duelos que são, em sua maioria, contra outros brasileiros.

PouetChess

pouetApesar de não haver a possibilidade de jogar contra outra pessoa, a inteligência artificial do PouetChess “dribla” esse inconveniente: a própria máquina às vezes demora um pouco a responder, para dar uma certa noção de realidade. Com vários níveis de dificuldade e câmera rotacionável, é uma boa opção para praticar sozinho.

Rival Chess

rivalApesar dos gráficos extremamente simples, o algoritmo de cálculo do Rival Chess é muito bem elaborado – tornando-o, dessa forma, altamente desafiador. Permite jogar contra o computador, contra outra pessoa ou contra você mesmo; se você quiser pode, ainda, observar o computador jogar contra ele mesmo.

Shaag Chess

shaagO enfoque do Shaag Chess é propiciar dinamismo à partida de xadrez, algo que normalmente não se vê. Com tabuleiro e peças totalmente em 3D, permite rotacionar a câmera, trocar as cores e alternar entre variados temas para personalizar seu jogo.

Brutal Chess

brutalCom suporte exclusivo a partidas contra o computador, o Brutal Chess apresenta gráficos bem elaborados e belas animações ao movimentar as peças. A câmera também é ajustável e permite explorar bem o nível de detalhamento das texturas, permitindo alta interatividade do jogador com o tabuleiro.

Undead Chess
undead
O Undead Chess na verdade não é um programa de xadrez. Trata-se de um modelo de papercraft que permite montar tabuleiro e peças usando papel, com a característica única de que as unidades de combate são mortos-vivos! Afinal de contas, sair da frente do PC de vez em quando não faz mal a ninguém.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.