7 coisas que você provavelmente não sabia sobre Warcraft 3

5 min de leitura
Imagem de: 7 coisas que você provavelmente não sabia sobre Warcraft 3

Warcraft 3: Reign of Chaos e Warcraft 3: Frozen Throne com certeza estiveram presentes nas jogatinas de muitos gamers. Apesar de mais de 14 anos desde o lançamento oficial pela Blizzard, o jogo de estratégia marcou gerações de jogadores no PC que se aventuravam pela campanha histórica, pelo multiplayer frenético ou até mesmo pelos mapas criados pela comunidade.

Hoje, Warcraft 3 mostra alguns sinais da velhice em termos de jogabilidade e de gráficos frente aos demais games de estratégia em tempo real, como StarCraft II: Legacy of the Void e até mesmo Civilization VI. Mas um clássico sempre será um clássico, não é mesmo?

Para aumentar o clima de nostalgia dessa semana, resolvemos prestar mais uma homenagem a esse título e reunimos sete curiosidades que talvez você não sabia sobre esse game que marcou muitos de nossos leitores. Que tal nos acompanhar nessa viagem pelo tempo e pelas tretas históricas entre os orcs, humanos, elfos noturnos e mortos-vivos?

Warcraft 3 ainda é um dos jogos mais jogados na China

A China ainda tem muitos jogadores de Warcraft 3. Mas muitos mesmo. Não é a toa que a Blizzard lançou neste ano, em conjunto com a companhia NetEase, uma plataforma especial para os gamers do continente jogarem partidas sem depender da Battle.net — quase como um Garena oficial da Blizzard para competições, mods e muitas outras funções aos fãs.

O país também recebe as notícias do jogo em primeira mão antes de todo o mundo. O anúncio da última atualização de Warcraft 3, feita em março deste ano, foi divulgada quase que exclusivamente para o público chinês.

O sucesso do jogo vem desde o lançamento, mas foi amplificado quando Li “Sky” Xiaofeng venceu o campeonato mundial da World Cyber Games em 2005 e se estabeleceu como uma das maiores lendas do game. Junto com a febre dos primeiros times e jogadores profissionais de eSport no país, a comunidade de fãs cresceu, se estabeleceu e se amplificou posteriormente com a popularização de World of Warcraft na China.

Li “Sky” Xiaofeng, bicampeão mundial da World Cyber Games de Warcraft 3

Hoje, Warcraft 3 ainda se mantém como um dos títulos mais jogados do país. Ao lado de League of Legends, os dois jogos marcam o sucesso pelo baixo requerimento de poder gráfico dos computadores — algo que os chineses não conseguem investir com tanta facilidade.

É o segundo eSport mais antigo em atividade

Com 14 anos nas costas, Warcraft 3 é o segundo título mais antigo ainda em atividade nas competições profissionais de video game. O jogo só perde para Super Smash Bros. Melee, que foi lançado em 21 de novembro de 2001 para o GameCube — e que conta com uma comunidade competitiva intensa tanto na América quanto na Europa.

Como destacamos no ponto anterior, o cenário profissional atual de Warcraft 3 se concentra majoritariamente na Ásia. Algumas organizações locais realizam campeonatos e ligas regulares durante o ano com grandes premiações aos competidores, somando até mesmo US$ 292,5 mil (aproximadamente R$ 1 milhão) nos torneios em 2016.

O maior destaque fica com a World Cyber Arena, que só esse ano realizou cerca de cinco eventos pelo continente incluindo seletivas e finais globais. Aliás, caso você esteja interessado em acompanhar o cenário profissional de Warcraft 3 pela China e pelo mundo, aconselhamos seguir o canal Back2Warcraft no TwitchTV.

Há mais de 10 novos mapas saindo por dia pela comunidade

O site Epic War é um dos meios mais rápidos e conhecidos entre os fãs para baixar os mapas e “mods” de Warcraft 3. E pasme: ele ainda registra cerca de 10 a 12 novos mapas da comunidade todos os dias!

Hero Siege, Footman Frenzy, RPGs, Arenas e todos os tipos possíveis de TDs e campanhas criativas ainda estão sendo disponíveis por lá. Que tal acessar e matar um pouco a sua nostalgia pelo seu mapa favorito? Mas vale a pena avisar que o catálogo inteiro do site já é de 245.700 mapas ao todo!

Está ganhando um “remake” feito por fãs no StarCraft 2

Alguns fãs começaram um projeto para reviver Warcraft 3 diretamente a partir dos editores de StarCraft 2: Legacy of the Void. O projeto, chamado de “Warcraft: Armies of Azeroth”, é previsto para sair ainda em 2016, mas é possível que seja adiado.

Caso você queira acompanhar mais sobre o mod, visite a página de Facebook oficial com as atualizações mais recentes do projeto. O TecMundo Games também gravou um gameplay rápido mostrando como foi a fase Beta de Armies of Azeroth, e você confere com mais detalhes no vídeo logo abaixo.

Você pode explodir os animais do jogo

Talvez isso seja considerado como um verdadeiro crime para o IBAMA de Azeroth, mas é possível explodir com os animais inocentes e simpáticos que aparecem em qualquer um dos modos de jogo.

Para cometer tamanha crueldade, basta clicar várias e várias vezes no infeliz animal. Depois de vários “cliques”, ele explodirá causando fogos de artifício e até mesmo um terremoto pelo local. Um final trágico para uma criatura tão fofa... Viu só o que você fez?

Os personagens têm falas secretas

Você provavelmente conhece algumas falas clássicas dos personagens — como o clássico “work, work” dos peões orcs — mas é bem possível que não sabia que todas as unidades tem falas “secretas” e engraçadas em Warcraft 3.

Para ouvir todas as falas, basta repetir várias vezes o mesmo comando sobre o personagem, como mandar atacar ou selecioná-lo. A Blizzard escondeu algumas referências engraçadas nesses momentos, mas você precisa dominar o inglês para entender com perfeição.

Ah, e o mesmo vale para os mapas de Defense of the Ancients! Abre o jogo e se divirta com as falas dos heróis!

Há vários easter eggs no modo campanha

A campanha de Warcraft 3 e da expansão reserva alguns segredos interessantes e ocultos que talvez você nunca tenha notado. Aqui vão alguns deles:

  • Na campanha dos mortos-vivos, há um momento em que você encontra dois trabalhadores batendo um no outro. Os dois são chamados Tyler e Robert — uma referência para o filme “Clube da Luta”;
  • Se você vencer a última missão dos Night Elves na dificuldade Hard, uma cena extra virá com direito a um show de rock, uma partida de futebol e até mesmo uma lembrança da abertura de Warcraft 2;
  • Existe um panda gigante escondido nas florestas em uma das missões dos elfos noturnos (dica extra: dá pra usar o cheat “iseedeadpeople” para revelar toda a névoa e facilitar esse trabalho).

E aí, gostou de relembrar um pouco desse clássico dos computadores? Já sabia de alguma dessas curiosidades?

Via TecMundo Games.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.