Robô joga sinuca e acerta 80% das tacadas mais simples

1 min de leitura
Imagem de: Robô joga sinuca e acerta 80% das tacadas mais simples

Pesquisadores da Universidade de Munique, na Alemanha, criaram um robô com braços antropomórficos capaz de jogar sinuca com destreza, intimidando a concorrência. O humanoide acerta cerca de 80% das tacadas mais simples existentes em uma mesa de bilhar.

Apresentado na Conferência Internacional de Robótica, o equipamento foi instalado em uma plataforma móvel, dando liberdade ao robô de se movimentar em volta da mesa. Para planejar suas tacadas, ele se utiliza de uma câmera instalada logo acima da mesa, visualizando ângulos, trajetórias e jogadas disponíveis.

As imagens da câmera são transformadas em uma interface gráfica, que mostram as tacadas mais simples e ajudam o robô a decidir o próximo movimento. Entretanto, conforme a dificuldade aumenta, diminui a porcentagem de acertos realizados pelo equipamento.

Robô da sinuca (Fonte da imagem: Reprodução)

Os braços então eram movimentados, selecionando a melhor posição para o taco e a força com que a jogada era realizada. Após testar o equipamento em mais de 400 tacadas, o robô foi capaz de jogar cinco bolas consecutivas nas caçapas, baseando suas escolhas inteiramente na dificuldade que as tacadas traziam.

Ao instalar um projetor perto da mesa, humanos também podem aproveitar a interface gráfica para o jogo, visualizando as melhores jogadas e os ângulos mais adequados para a próxima tacada.

Apesar disso, o robô e a interface não parecem ser capazes de substituir a destreza de mestres da sinuca, que encaçapam diversas bolas com uma só tacada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.