Australiano pilota jetpack próximo à Estátua da Liberdade [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Australiano pilota jetpack próximo à Estátua da Liberdade [vídeo]

O empresário australiano David Mayman fez fortuna através de investimentos bem-sucedidos nas áreas de tecnologia e mineração, mas desde criança sempre sonhou em voar. Por isso, tem licença para pilotar helicópteros e aeronaves de asa fixa, mas isso ainda não era o suficiente para ele.

Mayman formou uma parceria com o inventor Nelson Tyler, famoso por criar suportes para câmeras utilizadas em cenas de ação de filmes hollywoodianos, além de diversos aparatos utilizados pelas forças armadas americanas e até mesmo pela NASA. Durante os últimos dez anos, a dupla tomou para si o desafio de construir o primeiro aparato individual de voo que fosse leve e manobrável o suficiente para levar as pessoas ao céu.

Eles finalmente realizaram esse sonho na última terça-feira (3), quando o australiano decolou de uma balsa no rio Hudson e voou a algumas dezenas de metros da famosa Estátua da Liberdade, em Nova York. Os dois criaram a empresa JetPack Aviation para promover e atrair investimentos para tornar os jatos domésticos individuais uma realidade, e o voo foi uma prova de que estão no caminho certo. O aparato já foi aprovado pela Administração Federal de Aviação e pela Guarda Costeira americana.

Nomeado JB-9, o dispositivo nunca havia sido revelado ao público até então e é pequeno o suficiente para caber no banco de trás de um carro, segundo os seus inventores. Para chegar ao seu formato atual, no entanto, foram necessárias milhares de horas de desenvolvimento e milhões de dólares em investimentos durante a última década. Desde 2007, todo o esforço dos dois tem sido documentado por uma equipe de filmagem vencedora do Emmy, e o material deve virar um documentário em breve.

Você acha que os jetpacks um dia substituirão os carros como meio de transporte das pessoas no cotidiano? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.