Jetpack para corredores fará você correr 1,6 km em quatro minutos [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Jetpack para corredores fará você correr 1,6 km em quatro minutos [vídeo]

Jetpacks já são incríveis por natureza, mas o modelo desenvolvido por estudantes da Arizona State University é ainda mais incrível e divertido — e olha que ele nem é capaz de voar. Trata-se do 4 Minute Mile (4MM), um acessório capaz de aumentar a velocidade de corrida de uma pessoa que esteja à pé.

Enquanto pesquisava próteses para amputados, a equipe notou que poderia trabalhar no design de um protótipo que ajudasse o ser humano a correr mais rápido. Como aplicar as forças? Até mesmo um exoesqueleto foi pensado para gerar a força necessária para aumentar a velocidade, mas o resultado final foi o jetpack.

Como o próprio nome sugere, o objetivo final é fazer com que seja possível correr uma milha (1,6 km) em um minuto, o que significa uma velocidade média de 24,14 km/h. Nos testes feitos até agora, o custo metabólico por parte do atleta (ou seja, a energia gasta) e o tempo gasto em tiros de 200 metros foram realmente menores. No pique mostrado no vídeo acima, o corredor foi 3 segundos mais rápido que o normal usando o jetpack, mesmo carregando esse peso extra.

A ideia é usar o jetpack (que precisa ser acompanhado de um capacete e pode ser "vestido nas costas) em missões militares, como infiltrações e ofensivas que necessitem de rápido deslocamento. Por enquanto, o projeto ainda não passou da fase de protótipo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.