Análise: Android 4.2 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Análise: Android 4.2 [vídeo]

Quando a Google anunciou o mais recente Android, ficamos pensativos quanto ao potencial da nova versão, afinal, numericamente falando, a atualização não parecia ser grande coisa, pois foi uma mudança do 4.1.2 para o 4.2.

Para tirar todas as dúvidas, precisávamos testar o novo sistema. Felizmente, na semana passada, recebemos as atualizações nos gadgets da linha Nexus e, claro, testamos todas as novidades e sabores oferecidos no novo Jelly Bean. Hoje, vamos comentar sobre tudo o que nos agradou e decepcionou no novo Android 4.2.

Aprovado

Nova tela de bloqueio

As primeiras mudanças notáveis estão logo na tela de bloqueio. Aqui, os elementos foram reorganizados. O relógio ganhou novo estilo visual, o componente de segurança com código visual foi redimensionado e as informações estão todas centralizadas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, você pode adicionar apps na tela de bloqueio (relógio, eventos, mensagens ou emails). Além disso, basta um simples movimento para que o sistema ative a câmera. Ao arrastar a tela para a direita, o Android oferece opções para inserir widgets na tela de bloqueio, e, ao arrastar para a esquerda, você pode capturar imagens e vídeos.

Múltiplos usuários

Outra novidade que chama a atenção é o suporte para múltiplos usuários. Trabalhando de forma semelhante a um PC, o seu tablet agora pode ter diversas contas de utilizadores. Como smartphones são mais pessoais (e o Galaxy Nexus leva algumas desvantagens em hardware), a Google não oferece essa opção para esse tipo de aparelho.

Para fazer login com uma conta diferente, basta escolher o ícone na tela inicial e, se necessário, informar o código de segurança. O Android vai carregar o wallpaper, as contas, preferências de aplicativos, históricos e todos os detalhes do usuário selecionado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Android)

Quanto ao desempenho, podemos dizer que não é preciso ficar muito preocupado. Em nossos testes, o sistema conseguiu administrar até três contas ao mesmo tempo sem ter problemas notáveis de performance. Ao que tudo indica, o sistema reduz o consumo de memória das contas que ficam rodando no plano de fundo e dá prioridade ao utilizador principal.

Câmera esférica

Se você achou que a câmera panorâmica do iOS era boa, então se prepare para se maravilhar  com a câmera esférica do Android 4.2. Em vez de capturar imagens apenas na horizontal, o novo recurso do sistema permite fotografar em todos os ângulos, inclusive acima e abaixo do fotógrafo. Vale salientar, no entanto, que essa função não está disponível no ASUS Nexus.

Usar a câmera esférica é muito simples e não é preciso muito empenho para obter bons resultados. O software de renderização se encarrega de unir as múltiplas capturas e formar uma única imagem. Claro, se você tremer muito na hora de fotografar, pode ser que o resultado não fique tão agradável. Confira uma imagem esférica planificada:

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O leitor Neto Cavalcanti nos deu a dica de colocar a foto no Google+. A rede social da Google traz um recurso para interpretar as fotos esféricas e deixa explorar a imagem de uma maneira diferente. Clique aqui para acessar a postagem e conferir o resultado em três dimensões.

Como você pôde ver, as imagens não ficam muito bonitas no computador. Isso ocorre porque o Android faz uma distorção automática para que as imagens fiquem coerentes na galeria tridimensional. Considerando que o PC não possui o aplicativo para reproduzir as fotos da forma correta, as imagens parecem mais toscas.

O processo de unificação das imagens pode demorar um pouco, mas isso é perfeitamente aceitável, visto que o trabalho executado pelo celular é realmente pesado. As fotos capturadas com a câmera esférica podem ser visualizadas em 3D e, de certa forma, elas lembram muito as imagens do Google Street View.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para deixar a câmera ainda mais funcional, a Google adicionou uma série de melhorias. Agora, é possível acessar as configurações ao pressionar qualquer região do display. Basta posicionar seu dedo e aguardar para que o menu de opções seja aberto. A ideia é oferecer uma maneira descomplicada de usar a câmera com uma mão.

Ícones úteis na área de notificação

Outra modificação notável consiste na inclusão de atalhos na barra de notificação. Basta deslizar a barra com dois dedos para encontrar os novos itens. No ASUS Nexus 7, a nova área de opções fica na parte direita da barra, por isso basta usar um único dedo para deslizar a barra.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nessa área, você tem acesso rápido ao seu perfil, às configurações de Wi-Fi, de Bluetooth, de brilho e muitas outras. Agora, você pode verificar o estado da bateria (com direito a uma porcentagem) e ativar o modo avião nesta área. É uma pena que alguns botões não ativem as funções diretamente, o que obriga a pessoa a manter o widget de atalhos na área de trabalho.

Teclado swype

Para facilitar na hora de compor textos, o Android 4.2 vem com teclado Swype. Essa não é uma novidade bombástica para muita gente, mas é um recurso que vem a calhar para as pessoas que usam o sistema em sua versão original.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A nova ferramenta funciona muito bem, mas somente para o idioma-padrão do dispositivo. Portanto, sugestões de palavras em inglês só devem aparecer caso o Android esteja em inglês.

Daydream

Agora, vamos ver o recurso Daydream. Essa novidade não é útil em todas as horas do dia, mas ela pode ser muito interessante no momento da recarga. Ao ativar essa função, seu Android vai exibir um relógio, fotos, notícias ou até uma bonita tela colorida.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Isso quer dizer que você pode usar seu aparelho como porta-retratos, relógio de mesa ou para ficar atualizado sobre as últimas notícias. O Daydream parece funcionar muito bem, contudo tivemos alguns problemas quando o recurso foi ativado enquanto um jogo estava aberto. Basicamente, o sistema travou completamente.

Apps repaginados

Para deixar o sistema mais simples, a Google modificou alguns apps básicos e inseriu novos ícones. O relógio, por exemplo, agora traz cronômetro e temporizador. Os alarmes ganharam novo visual e são mais fáceis de configurar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Android Beam com fotos e vídeos

O Android Beam também recebeu melhorias. Agora, além de transferir músicas, links e telas, você pode compartilhar imagens e vídeos com a tecnologia NFC. As transferências são realizadas por Bluetooth e o sistema ativa e desativa o adaptador automaticamente. Em nossos testes, as transferências foram realizadas rapidamente, mas é claro que o tempo varia conforme o tamanho dos arquivos.

Now atualizado

Finalmente, resta falar do Google Now. O serviço que já vinha fazendo sucesso está ainda melhor. Por ora, as mudanças são sutis para os brasileiros, mas novos cards estão disponíveis e podem aparecer em breve nos dispositivos tupiniquins.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Reprovado

Alguns desleixos

Precisamos ser sinceros: foi difícil encontrar algo para reprovar no novo Android, mas, como qualquer outro sistema, o novo produto da Google não é perfeito. Pode parecer bobo, porém, assim como muitas notícias já haviam reportado, o calendário de eventos não tem o mês de dezembro. Um pequeno desleixo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As novidades da tela de bloqueio são muito úteis, mas, assim como nos beneficiam, elas também podem ser prejudiciais. Mesmo usando um código de bloqueio, qualquer pessoa que usar seu smartphone pode tirar quantas fotos quiser e ver suas mensagens sem a sua autorização. O pior é que não há uma opção para desativar tais recursos.

Vale a pena

Pois é, o Android Jelly Bean 4.2 parecia ser uma atualização modesta, mas, no fundo, ele tem muitas cartas na manga que podem ser úteis no cotidiano. Ficamos satisfeitos com a série de inovações realizadas pela Google. O sistema está redondinho e não deve decepcionar em desempenho.

Com tantas novidades, nem precisamos pensar muito para dizer que, atualmente, o Android 4.2 é o sistema mais robusto e inovador do setor mobile. Se o seu dispositivo for compatível e notificar sobre a atualização, não pense duas vezes em instalar a nova versão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.