Análise: caixa de som JBL Charge 2+

4 min de leitura
Imagem de: Análise: caixa de som JBL Charge 2+

A JBL ganhou bastante espaço no mercado nos últimos anos, e isso foi impulsionado – principalmente – pela chegada de novos speakers de alta qualidade. Os produtos da empresa conseguiram conquistar consumidores e a consolidaram como uma das principais fabricantes neste segmento de speakers Bluetooth.

Aqui no Brasil, a fabricante acaba de lançar o JBL Charge 2+, que pode também ser usado como uma bateria portátil para smartphones – além de reproduzir sons totalmente livre de fios e não exigir a utilização de cabos de energia, o dispositivo também carrega outros portáteis por meio de uma conexão micro USB.

Em grande parte das lojas especializadas, o speaker está sendo vendido por preços próximos aos R$ 899. Será que esse valor é condizente com as possibilidades que o Charge 2+ da JBL leva aos usuários? É o que vamos descobrir agora mesmo!

Design

Não há como dizer que o JBL Charge 2+ não possui um design bonito. Com traços modernos e totalmente orientados à reprodução sonora, o aparelho se destaca ao apresentar saídas de áudio em todas as suas direções – sendo que os speakers para sons agudos são frontal e traseiro, enquanto as duas laterais trazem dois subwoofers para a reprodução de graves.

A nova versão do aparelho também trouxe mais proteção aos circuitos. Com a utilização de novas técnicas de selamento, os speakers passam a contar com resistência à água – o que é ótimo para quem quer ouvir música em ambientes mais úmidos. A JBL apenas deixa bem claro que essa resistência não é total, por isso não é recomendado utilizar o dispositivo em piscinas ou outros locais similares.

Também é necessário ressaltar que pelo fato de o aparelho ser completamente voltado à qualidade sonora, alguns elementos importantes acabaram ficando de lado. Com o formato arredondado e uma base relativamente pequena, o Charge 2+ não traz estabilidade em utilizações em movimento – para quem quer usá-lo em um carro, por exemplo. Para isso, torna-se necessário usar os suportes adicionais do aparelho.

Todo e qualquer controle dos conteúdos fica limitado aos smartphones conectados. Isso acontece porque os botões físicos do Charge 2+ não permitem que as canções sejam adiantadas, retrocedidas ou pausadas,  eles apenas trazem controladores de volume embutidos.

Qualidade de áudio

Se estamos falando de speakers, é claro que a qualidade do áudio importa muito mais do que o design. Nesse ponto, é impossível dizer que o aparelho da JBL não se destaca. Por contar com todas as saídas que dissemos anteriormente, ele oferece um som realmente nítido para os consumidores, que podem perceber essa qualidade até mesmo em situações em que o volume está bem alto – pois as distorções são mínimas.

Um dos destaques do aparelho fica por conta da excelente profundidade de reprodução dos graves. Com os dois subwoofers, o JBL Charge 2+ ainda traz um sistema de drives com radiadores passivos, fazendo com que haja ainda mais impacto sonoro – sendo que é isso que faz com que os cones realmente vibrem durante as reproduções sonoras.

Ressaltando o que foi mencionado recentemente, o aparelho da JBL traz excelentes resultados em diversos volumes. Por causa disso, ele pode substituir um aparelho de som maior sem qualquer problemas para festas pequenas e reuniões de amigos. É claro que ele não substitui sistemas profissionais, mas nos casos citados ele não deixa nada a desejar.

Recursos adicionais

Apesar de o foco do Charge 2+ ser a reprodução de músicas, ele também pode ser usado em chamadas telefônicas. Por ser conectado a smartphones, o dispositivo garante que os consumidores consigam se comunicar sem qualquer problema – graças ao microfone embutido no sistema. Nesse caso, a qualidade não se destaca em relação à de concorrentes, mas o aparelho certamente cumpre muito bem o papel a que se propõe.

Além disso, há outro recurso que merece ser mencionado. Na parte superior do dispositivo, é possível ver que um dos botões físicos representa um pequeno grupo de pessoas. Ao pressionar esse botão, o usuário habilita o Modo Social, que permite que até três pessoas compartilhem do JBL Charge 2+ e, assim, criem um pequeno conjunto de fornecimento de conteúdo. Isso é algo bem interessante para pequenas reuniões, mas o funcionamento do recurso pode ser um pouco confuso no começo.

Bateria

O JBL Charge 2+ surge no mercado com bateria de 6.000 mAh e a promessa de autonomia para até 12 horas de reprodução de músicas – em volume moderado, pois a utilização da potência máxima do dispositivo faz com que esse período seja reduzido, naturalmente. Usar os recursos de bateria portátil do aparelho também resulta no mesmo, como você pode imaginar.

De qualquer maneira, a autonomia do speaker da JBL é algo que merece ser elogiado. Por causa dela, é quase certo que qualquer consumidor terá garantidas várias horas de diversão sem qualquer preocupação em procurar uma tomada.

Vale a pena?

Como dissemos no início do texto, os speakers JBL Charge 2+ chegam ao Brasil por preços próximos aos R$ 899 – havendo uma margem para mais e para menos de acordo com a loja pesquisada. E a pergunta que todo consumidor se faz é: ele vale esse preço?

A resposta positiva pode tentar escapar quando nos prendemos aos pequenos detalhes do design que poderiam ser melhorados, mas ao chegar na qualidade sonora as dúvidas se encerram. O dispositivo é realmente muito bom e oferece exatamente o que promete: áudio de alto desempenho com graves destacado, facilidade na utilização e ótima autonomia de bateria.

Em resumo: se você está procurando um aparelho portátil para reproduzir suas músicas com volumes suficientes para animar pequenas festas e sem qualquer distorção, o JBL Charge 2+ é uma opção bastante válida. Certamente não se trata de um tiro no escuro.

Este produto foi cedido pela JBL para a realização desta análise.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.