Como transferir os aplicativos, músicas e vídeos do iTunes para um outro HD

2 min de leitura
Imagem de: Como transferir os aplicativos, músicas e vídeos do iTunes para um outro HD

Muitas pessoas gostam de manter bibliotecas imensas com seus filmes, músicas, programas e aplicativos preferidos para poderem acessá-las a qualquer momento. Obviamente, essa enorme carga de arquivos ocupa bastante espaço, chegando a um ponto em que o HD não aguenta mais. É hora de transferir esses arquivos para outro local.

O iTunes, nesse sentido, oferece uma opção muito interessante: trata-se da possibilidade de enviar toda a biblioteca para um disco rígido externo, mas de forma sincronizada. Isso quer dizer que os itens continuarão a ser exibidos normalmente na interface do player, mas estarão localizadas em outro dispositivo.

Tutorial para iTunes

Fazendo isso, você ainda garante que todos os arquivos adicionados posteriormente sejam enviados automaticamente para o novo disco. O tutorial abaixo ensina a você como fazer isso em alguns passos rápidos e simples. Vamos a eles!

Adicionando o disco rígido

O primeiro passo é conectar um disco rígido ao seu computador. Tenha em mente o tamanho atual da sua pasta de mídias e a quantidade de arquivos que você pretende adicionar no futuro. Em seguida, abra o iTunes e acesse Editar > Preferências.

Selecione as opções indicadas

Selecione a aba “Avançado”, como mostra a imagem acima e marque a checkbox em que está escrito “Manter a pasta iTunes Media organizada”. Em seguida, clique em “Alterar” ao lado da caixa em que está escrito “Localização da pasta iTunes Media”.

Crie uma pasta dentro do disco rígido

Procure pelo seu disco rígido adicional e dentro dele crie uma nova pasta. É para esta pasta que serão movidas todas as mídias que estão no seu computador. Clique sobre ela e selecione a opção “Selecionar pasta”. Agora clique em “Ok” para fechar a janela “Preferências” e salvar suas configurações.

Enviando o conteúdo para o disco

Na janela principal do iTunes, siga o caminho Arquivo > Biblioteca > Organizar Biblioteca. Uma pequena janela é aberta e nela você deve marcar a caixa “Consolidar Arquivos”, como mostra a figura abaixo, e clicar em “Ok”.

Consolidar arquivos

Quando você mandar o software consolidar os arquivos, ele automaticamente começará a enviá-los para o disco rígido. Dependendo da quantidade de mídia que você possuir, isso pode demorar um pouco.

Transferindo os arquivos para o disco

Por fim, teste o resultado das modificações, acessando a biblioteca do iTunes, escolhendo um arquivo qualquer e clicando sobre ele com o botão direito. Selecione “Obter informações” e, na janela que surge, procure na parte inferior pela informação “Onde”. Veja se a localização do arquivo bate com o endereço da pasta criada no disco rígido que você adicionou. Se não, repita o processo novamente com o cuidado de salvar todas as modificações.

.....

O objetivo do artigo acima é fornecer algumas dicas sobre como mover suas mídias para um HD externo e abrir um pouco de espaço no PC, usando o iTunes. Aproveite o espaço abaixo para deixar seu relato e comentar se as dicas acima foram úteis para você.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.