Autorizando e Desautorizando computadores no iTunes

3 min de leitura
Imagem de: Autorizando e Desautorizando computadores no iTunes

O iPhone ou o iPod podem ser ótimos companheiros, mas não conseguem se enturmar com muitos computadores ao mesmo tempo. Infelizmente, a Apple não autoriza que mais que cinco computadores tenham acesso à conta do iTunes.

Esse mecanismo serve para proteger os direitos autorais desses arquivos. Limitando o número de máquinas que acessam a conta, evita-se o compartilhamento com outros usuários dos produtos comprados. Assim, músicas, vídeos e aplicativos só podem ser acessados por quem os adquiriu.

Isso não parece ser um problema tão grave, até o momento em que você completa a lista de cinco computadores autorizados. Quando isso acontece, como fazer para alterar essa lista? Como adicionar mais máquinas e retirar a autorização dos computadores que não utiliza mais?

Aprenda a gerenciar suas contas na iTunes Store!

Fonte: divulgação

Os comandos de desautorização e autorização são a forma de controlar quais computadores podem reproduzir músicas, vídeos ou qualquer outro conteúdo adquirido para o seu iPod. O Baixaki montou um guia para desvendar todos os comandos necessários para realizar essa tarefa.

Pré-Requisitos

  • Conta na iTunes Store
  • iTunes

Baixe agora o iTunes no Baixaki!

Desautorizando um único computador

Desautorizar um único computador é o procedimento ideal para quem precisa apenas desocupar uma das vagas em sua conta.

Para desautorizar um único computador o procedimento é muito simples: basta iniciar o iTunes e selecionar o menu Loja>Desautorizar Computador. Escolha “Desautorizar computador para a conta Apple” e o programa solicitará sua ID e senha de sua conta. Insira as informações e a operação está concluída.

Desautorize um único computador.

Desautorizar um único computador parece ser a solução mais simples e ideal. Realmente é, mas requer que você ainda possua acesso à máquina para desautorizá-la. Caso você tenha perdido o acesso a algum dos computadores cadastrados, é hora de passar para uma solução drástica.

Desautorizando todos os computadores

A desautorização dos cinco computadores foi criada somente para uso emergencial. É o recurso recomendado para quando você perde um computador por qualquer motivo ou configurou sua conta iTunes na máquina de algum amigo com quem perdeu o contato.

ATENÇÃO:

  • A opção deve ser usada com muita cautela, pois a Apple só autoriza a execução dela uma vez a cada 12 meses.
  • Esta opção só está disponível para contas que já alcançaram o limite de cinco computadores autorizados.

Selecione “iTunes Store” no menu do lado esquerdo do programa. Se você não estiver conectado à loja ainda, clique no botão “Conta” e insira seu ID e senha da conta Apple. O botão “Conta“ passará a exibir também o seu login.

Desautorize todos os computadores.

Clique novamente no botão “Conta” (agora com seu login) e insira sua senha novamente. Uma janela com as informações da conta aparecerá. Nessa janela, selecione “Desautorizar Todos”.

Autorizando um novo computador

Agora que você já desautorizou os computadores com os quais não iria trabalhar mais, você já pode adicionar uma nova máquina à sua conta.

Selecione

Instale o iTunes e acesse a iTunes Store. Busque por um item que já tenha sido adquirido anteriormente e clique no botão “Reproduzir”. O computador solicitará sua ID e senha da Apple. Caso isso não aconteça, é porque o acesso a essa máquina já foi previamente autorizado.

Quem avisa amigo é

A opção de desautorização de todos os computadores só pode ser utilizada uma vez única vez a cada doze meses. Como ela é a única forma de desautorizar um computador sem acessá-lo, é melhor evitar que a situação aconteça.

É muito importante que você se lembre de desautorizar um computador antes de vendê-lo ou doá-lo. Isso evita não só que você tenha que tomar a medida drástica de desautorizar todos os computadores cadastrados, mas também que outra pessoa possa acessar sua conta iTunes ao utilizar o computador do qual você se desfez.

Esperamos que este tutorial bote um fim ao problema de não conseguir autorizar o uso de sua conta do iTunes nos computadores que precisa!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.