Um adolescente norte-americano recebeu uma conta de celular absurda recentemente, e a culpa disso pode ser da Apple. A empresa manda a “Assistência WiFi” do iOS ligada por padrão em novos iPhones, e, com isso, sempre que a conexão WiFi dos aparelhos está ruim, o recurso começa a usar o plano de dados 4G sem avisar.

O rapaz que foi vítima desse recurso se chama Ashton Finegold e recebeu uma conta de US$ 2.021,07, o equivalente a R$ 8,1 mil na cotação atual. Imagina isso! Ao todo, ele gastou 144 GB do seu plano de dados achando que estava conectado ao WiFi de casa, mas a Assistência WiFi de seu iPhone estava usando na verdade a rede celular. Ele até recebeu o tradicional SMS dizendo que a franquia estava acabando, mas ignorou, já que "estava no WiFi" mesmo.

Segundo a CBS News, o quarto do rapaz tem uma recepção de sinal do WiFi bem ruim, e, sempre que ele usava o aparelho por lá, o recurso do iOS fazia a troca. Como essa função vem ativada por padrão e é relativamente nova, ele nunca pensou em desativá-la.

Fique de olho

Por conta de problemas similares, a Apple já enfrenta dois processos na justiça, e cada um deles pede que a empresa pague US$ 5 milhões em indenizações. Caso você não queira ser a próxima vítima da Apple, desative a “Assistência WiFi” no seu aparelho. Para fazer isso, abra a área de “Ajustes”, escolha “Celular” e procure “Assistência WiFi”, no fundo da tela. Desligue o recurso caso você tenha um plano de dados com limite de uso, o que é muito provável.