Como saber o estado do seu voo pelo notebook e celular

4 min de leitura
Imagem de: Como saber o estado do seu voo pelo notebook e celular

Atrasos, problemas e cancelamentos de última hora não são novidade para quem precisa viajar de avião – especialmente para os brasileiros. Para evitar aborrecimentos e surpresas desagradáveis, existe uma série de serviços que podem ajudar você a ter uma viagem mais tranquila.

Verifique informações antes de sair de casa

Este é o jeito mais simples de saber as informações sobre seu voo. Algumas companhias disponibilizam dados sobre horários e check-in em seus sites, mas o mais prático é você ir direto ao site da Infraero.

Consulte seu voo no site da Infraero.

Lá existem duas opções de informação. A primeira é para consultar seu voo. Com o nome da companhia, o aeroporto de saída e número do voo em mãos, clique na opção "Consulte seu voo". Lá você obtém informações atualizadas sobre a previsão de horário para pouso e decolagem.

Consulte seu voo no site da Infraero.

Já a opção de "Situação dos voos” é menos precisa, mas ajuda a dar uma visão geral de como está o aeroporto ou a companhia, informando quantos voos estão atrasados ou foram cancelados até o momento.

Situação dos voos e aeroportos no site da Infraero.

Outra informação importante que pode ser conseguida através do site da Infraero é a situação do céu em cada aeroporto do país, informando a temperatura e se está aberto ou fechado para pousos e decolagens.

Uma opção com informações internacionais é o site Flight Stats. Ele exibe no mapa todos os principais aeroportos do mundo. Ao clicar sobre um deles, é possível ver a situação atual de todos os voos.

FlighStats

Como obter informações em trânsito

Outra opção para saber mais informações sobre seu voo é acessar serviços e aplicativos exclusivos para isso. Quem viaja pelos Estados Unidos conta com um serviço da Google para ajudar.

Se você estiver por lá, basta enviar o número de seu voo para 466453 (o equivalente numérico para a palavra “Google”, basta checar o teclado de seu telefone). Imediatamente você recebe um SMS com informações sobre horários e o telefone da companhia responsável.

Se você é usuário do iPhone ou Android ainda possui uma ajuda extra. Existem vários aplicativos – principalmente para o aparelho da Apple – que podem auxiliar na hora de buscar informações sobre sua viagem (ou para levar e buscar alguém no aeroporto).

Companhias aéreas

Várias companhias aéreas ao redor do mundo já possuem aplicativos para smartphone. Aqui no Brasil, duas empresas já entraram para este mercado, mas ainda estão só no começo. A Tam já colocou a disposição dos usuários um aplicativo que permite a realização do check-in via celular.

Por ora, o app ainda está em fase de testes, mas já funciona para quem pretende voar entre as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Cuiabá. Mesmo assim, é possível visualizar ofertas, roteiros e planos de fidelidade.

Gol Mobile

O aplicativo da Gol também oferece opção para realizar check-in e buscar seu código de embarque. Outra função presente é a consulta do plano de fidelidade da empresa que, infelizmente, ainda não está disponível.

FlighStats

O site também possui um aplicativo para buscar informações – por ora, somente disponível no Android Market. Ele possui todos os dados sobre aeroportos, voos, atrasos e cancelamentos. Existe uma versão Lite gratuita (que depende do navegador do aparelho) e outra mais completa que custa R$ 8,36.

FlightStats Lite para Android

TripDeck

TripDeck é uma alternativa gratuita que está disponível somente para iPhone. Você pode adicionar seu voo (com companhia e número) e o aplicativo é capaz de passar informações de horário. Para receber notificações de atualização do status, é preciso instalar a versão paga. Mesmo assim, TripDeck é útil e fácil de utilizar.

TripDeck para iPhone

Voos Mobile

Também presente no iPhone, Voos Mobile é um dos apps mais completos para buscar informações sobre seu voo. E o melhor: totalmente em português. Com uma interface intuitiva, você pode buscar números de voo, horários e informações sobre seu status.

OnTheFly

Se você quer buscar informações antes mesmo de comprar a passagem, OnTheFly é um aplicativo para iPhone muito útil na hora de planejar suas viagens. Ele apresenta informações sobre voos nacionais e internacionais, mostrando horários e companhias. É possível ver lugares disponíveis e também fazer comparações de preços entre cada voo.

Para mais informações, os usuários de smartphone ainda contam com opções pagas como FlightTrack, FlightTrack Pro e FlightBoard.

Conexão nos aeroportos

Bom, é claro que todas estas opções dependem de uma conexão com a internet. Se você já está no aeroporto e não possui plano de dados, é necessário contar com uma conexão Wi-Fi que, infelizmente, nem sempre está presente terminais aéreos.

Mapa com aeroportos com Wi-Fi.

Para se informar sobre os aeroportos com Wi-Fi ao redor do mundo, o site Jaunted exibe um mapa com a localização dos lugares que oferecem este serviço. Infelizmente, o mapa só mostra um aeroporto no Brasil com esta facilidade (o Juscelino Kubitschek, em Minas Gerais).

De modo geral, sempre é bom contar com o bom e velho número de telefone da companhia pela qual você vai viajar. No entanto, estes serviços e aplicativos podem ser úteis para dar informações e fazer com que você economize tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.