Antes do iPhone: como imaginavam que seria o visual do celular da Apple

2 min de leitura
Imagem de: Antes do iPhone: como imaginavam que seria o visual do celular da Apple
Imagem: iMore

As novas versões do smartphone da Apple, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, devem chegar oficialmente às lojas amanhã (19). Os produtos trazem algumas das mudanças mais significativas em seu design desde as versões iniciais, apresentando telas maiores e lente da câmera protuberante. Sendo assim, chega a hora de dar uma olhada no que se imaginava ser o visual do dispositivo antes do lançamento do primeiro iPhone.

De volta para 2007, 9 de janeiro ficou marcado como a data em que o então CEO da Apple, Steve Jobs, anunciou ao público a primeira geração de um dos produtos mais icônicos dos últimos tempos. Porém, assim como hoje, as especulações da indústria de tecnologia e da mídia especializada sobre como seria esse tal iPhone já eram grandes antes mesmo de ele ser revelado.

Como o referencial da época era bem diferente do que temos atualmente – com teclados numéricos, flips e peças deslizantes –, os rumores e ideias de conceito para o visual do aparelho variavam imensamente e nem sempre apontavam para a direção correta. Então, chega de conversa e vamos conferir alguns modelos que os rumores diziam ser os designs finais do smartphone da Maçã.

1. iChat Mobile

Essa versão foi publicada meses antes do anúncio oficial da Apple, no site Engadget. Apresentado como iChat Mobile, o aparelho lembra mais uma mistura de iPod Nano com os controles padrões de um celular da época, com teclado numérico e botões de navegação. Porém, essa imagem não durou muito no meio, já que foi desmentida bem rapidamente pela Apple.

2. Touchpad Phone?

Parece que o visual do iPod Nano estava gravado firmemente na mente do pessoal que tentava imaginar o conceito do iPhone. Vazada no fim de 2006, essa imagem tentava passar o conceito de touch de um celular de nova geração, mas, para isso, colocou um touchpad como o de notebooks no lugar onde normalmente ficaria o teclado. Estranho, né?

3. Processamento de uma calculadora

Alguns dias antes do evento em que a Apple anunciaria seu novo produto, essa foto surgiu na internet. Hmm, muito suspeito, hein? A pessoa com seu iPod no dock, mexendo no notebook e... Espera! Aquilo em cima dos papéis é o novo iPhone? Ah não, parece que no fim era apenas uma calculadora. Acontece.

4. iPod + BlackBerry

Ok, essa versão é uma grande mistura de conceitos. Parece um iPod das primeiras gerações com um sistema de deslizamento que revela um teclado QWERTY completo. Ah, e ainda tem um teclado numérico virtual na tela (hein?).

5. Agora com flip

Obviamente, não podia faltar uma versão dobrável do celular da Apple. Esse conceito mistura o design do iPod com um sistema de flip e a tela externa presente em muitos aparelhos da época. Além disso, a roda de controle do aparelho, baseada no recurso dos players da marca, aparentava ter funções extras.

...

E então, curtiu o visual de alguma dessas versões imaginadas para o primeiro iPhone? Acha que algum recurso presente nesses aparelhos ainda tem chances de surgir em novos dispositivos? Deixe sua opinião na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.