iPhone: 6 coisas que você pode fazer durante uma ligação

3 min de leitura
Imagem de: iPhone: 6 coisas que você pode fazer durante uma ligação

Segundo a Anatel, o número de linhas celulares ativas atingiu a casa dos 247 milhões no país. Esse número fica ainda mais significativo se levarmos em conta que vivem no Brasil cerca de 194 milhões de habitantes, de acordo com uma estimativa do IBGE. Isso significa que existem mais celulares ativos do que brasileiros habitando terras tupiniquins.

Como é possível perceber, o uso do celular se tornou algo rotineiro e necessário para muitas pessoas. Com isso, foi natural o processo de aperfeiçoamento dos aparelhos para satisfazer ainda mais as necessidades dos consumidores. E uma das melhorias significativas feitas nos celulares no decorrer dos anos foi a possibilidade de realizar outras ações mesmo durante uma chamada ativa.

Com o iPhone não poderia ser diferente. Sendo um dos dispositivos telefônicos mais expoentes da atualidade, o smartphone da Apple traz diversas ações que podem ser efetuadas no meio de uma ligação. Coisas como deixar uma chamada em espera, acessar sua agenda de contatos ou mesmo mudar o áudio para viva-voz já se tornaram opções comuns, mas existem outras possibilidades ainda mais úteis e bastante simples que podem lhe auxiliar durante uma chamada. Confira:

1 - Anote recados

Imagine a situação: você está no meio de uma ligação com seu chefe (ou amigo, parente etc.) e precisa anotar uma informação importante, mas não tem nenhum papel ou caneta à vista. Se você está com um iPhone, há uma boa forma de solucionar essa questão: utilizar apps específicos que permitem escrever recados mesmo com uma chamada ativa.

(Fonte da imagem: Reprodução/Make Use Of)
Além disso, a grande maioria dos aplicativos que criam notas abrem uma página à parte para recados em seu smartphone, além de salvarem o que foi escrito com poucos toques. Tudo isso pode ser feito quando a pessoa ainda está na linha — e, para que você consiga manter a conversa ativa, basta ligar o alto-falante antes de ir atrás do app de recados.

Depois de escrever o recado, para voltar a chamada ao normal, basta clicar na barra verde que aparece na parte superior da tela.

2 - Adicione uma chamada

Outra opção bastante útil oferecida pelo iPhone é a possibilidade de realizar uma chamada mesmo estando no meio de uma. Para isso, basta selecionar a opção “adicionar”. O smartphone da Apple ainda permite a troca entre chamadas — que são representadas na parte superior da tela, mostrando, inclusive, qual é a ligação que está na espera e qual está na ativa.

3 - Crie uma teleconferência

Mas caso você ache que dá muito trabalho ficar mudando entre ligações em que os assuntos debatidos envolvam todas as pessoas que estão na linha, uma boa opção é a teleconferência.

(Fonte da imagem: Reprodução/Make Use Of)
O iPhone pode misturar várias chamadas em uma só, permitindo que você converse com seus contatos de uma só vez. Este recurso tem suporte para até cinco ligações juntas.

4 - FaceTime


Outra opção interessante que pode ser realizada durante uma ligação é o recurso FaceTime. Se a pessoa com quem você está falando também tem um iPhone, é possível ativar o modo de vídeo em seu celular e, assim, ter uma conversa ainda mais interativa visualizando a pessoa em sua tela.

5 - Desative o microfone

Em telefones fixos, já é bastante comum o uso do “Mudo”. Com esse recurso, a pessoa que está na linha não escuta o que você está dizendo — e essa ferramenta é muito útil caso você tenha que interromper a ligação para passar alguma informação para alguém que está ao seu lado, por exemplo.


No iPhone, também é possível desativar o microfone, mas com a vantagem de ainda poder ouvir o que a pessoa do outro lado da linha está dizendo. Para isso, basta ativar primeiramente o alto-falante e depois selecionar a opção "mudo".

6 - Responder com uma mensagem

Seja dirigindo ou no meio de uma reunião importante, nem sempre você poderá atender uma ligação. Um bom recurso a ser empregado em uma situação dessas é a resposta imediata por texto — uma ferramenta acrescentada ao iOS 6.


No caso, quando uma pessoa está ligando para você, vá ao menu opções e escolha “Responder com Texto”. Entre as mensagens automáticas disponíveis estão “Te ligo mais tarde”, “Estou a caminho” e “Tudo bem?”.

Além disso, se você clicar em cima de qualquer uma das três mensagens apresentadas acima, ainda é possível substituí-las por uma frase que atenda melhor às suas necessidades. Caso você mude de ideia, basta apagá-las e o iOS 6 naturalmente vai retornar às mensagens pré-estabelecidas originais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.