Chip do iPhone 6S existe em dois tamanhos e é feito por empresas diferentes

1 min de leitura
Imagem de: Chip do iPhone 6S existe em dois tamanhos e é feito por empresas diferentes
Imagem: Apple

Poucos dias após o lançamento dos novos smartphones da Apple, surge uma nova polêmica envolvendo o processador presente no iPhone 6S, o Apple A9. Aparentemente, ele existe em duas versões.

Segundo quem já realizou desmanches ou testes internos com os dispositivos, os processadores variam entre fabricações da Samsung (modelo APL0898) e TSMC (modelo APL1022). Antes da revelação dos iPhones, circulava o rumor de que a Maçã negociava com ambas as fabricantes para o fornecimento dos chips.

O argumento da Apple é que a empresa não quer ter problemas com estoque ou atrasos no fornecimento. Até aí tudo bem, mas a decisão pode trazer também uma dor de cabeçe para a companhia.

Qual é o problema?

Para começar, o consumidor não tem como saber qual é a fabricante do chip do iPhone que ele está prestes a comprar — e algumas diferenças foram notadas. O chip da Samsung tem 96 mm², contra 104,5 mm² do produto da TSMC.

Se a diferença se dá por conta de diferentes tamanhos de circuitos condutores, isso pode significar desempenhos diferentes. Desse modo, o chip da Samsung pode ser mais poderoso que o da TSMC.

Sites como o Chipworks estão realizando benchmarks mais precisos para chegar a alguma conclusão. Fique de olho no TecMundo para mais novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.