iPhone 6: como gravar vídeos em câmera lenta a 120 ou 240 fps

3 min de leitura
Imagem de: iPhone 6: como gravar vídeos em câmera lenta a 120 ou 240 fps

Os modelos iPhone 6 e iPhone 6 Plus são capazes de filmar vídeos em slow motion, e as cenas capturadas pelo modo “Câmera Lenta” podem ser assistidas a até incríveis 240 frames por segundo com qualidade de vídeo HD. Este recurso é de fato atraente e já rendeu, inclusive, uma coletânea dos melhores clipes registrados pelas lentes dos novos smartphones da Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acabou de comprar seu iPhone 6? Saiba então como gravar vídeos em 120 fps ou 240 fps. Importante mencionar que o iOS 8 irá, de fato, exibir as mídias em slow motion; se você transferir o arquivo para seu computador, porém, o vídeo será reproduzido em velocidade regular. Como, então, fazer com que espectadores possam acessar o clipe no YouTube, por exemplo?

O site dedicado à hospedagem e à reprodução de vídeos da Google conta com opção que admite o upload de arquivos “no formato original” (“as it is”) – dependendo da localização dos usuários, contudo, esta ferramenta pode não estar disponível. Softwares dedicados a edição e demais serviços online que suportam clipes gravados nativamente em câmera lenta podem ser naturalmente usados – confira aqui algumas dicas de programas de edição.

Ative o modo “Câmera Lenta”

Vários modos de gravação de vídeos e captura de fotos estão disponíveis no menu da câmera do iPhone 6. Acesse, portanto, o componente fotográfico do aparelho, deslize para a direita as opções exibidas pelo aplicativo e selecione a opção “Câm. Lenta”. Por padrão, a opção slow motion vai capturar vídeos em 240 fps e em HD – essas configurações podem ser alteradas na interface do próprio software (toque sobre a opção “240 fps” para ajustar o app).

Ativado o modo “Câm. Lenta”, basta então posicionar a câmera e começar a gravar – para que esta ação seja executada, o botão “play” simbolizado por um círculo vermelho deve ser pressionado. Fácil, certo? Sim... Mas alguns cuidados durante a gravação precisam ser tomados para que as cenas capturadas rendam bons clipes em câmera lenta.

Cuidados durante a gravação

É preciso ter em mente que o hardware do iPhone 6 irá fazer o registro de 240 quadros por segundo – significa, a grosso modo, que cada segundo de vídeo pode ser dividido em até 240 “pedaços” sem que a qualidade da mídia seja comprometida. Quer dizer que o sensor responsável por fazer o registro vai “piscar” mais de 200 vezes durante um segundo.

Na prática, ambientes pouco iluminados ou que contam com variação constante de luz poderão ser palco de gravações infelizes – a luz das imagens, uma vez executadas em câmera lenta, vai oscilar; assim, serão obtidos resultados de baixa qualidade. Para evitar problemas do tipo, procure fazer suas capturas em cenários com boa iluminação, portanto. Se você desejar deixar o vídeo mais escuro, softwares de edição poderão auxiliá-lo.

Edição

O próprio software do iPhone 6 conta com um editor básico para vídeos gravados em slow motion. A tela de edição será aberta assim que a captura de vídeo for concluída – note que marcadores representados por pequenas linhas verticais vão aparecer junto à linha do tempo da mídia. Toque sobre as divisões para determinar o trecho que deverá rodar em slow motion.

As linhas exibidas na vertical que ficam mais próximas umas das outras representam o trecho que será reproduzido em velocidade normal pelo player; as linhas mais afastadas, assim, dizem respeito ao trecho do vídeo em câmera lenta. Altere o posicionamento desses marcadores e deixe a mídia reproduzir uma parte específica de seu vídeo em slow motion.

Reprodução do vídeo

Os vídeos gravados em slow motion não serão reproduzidos em câmera lenta pelo player tradicional quando baixados por computadores. Conforme mencionado, softwares de edição podem reduzir a velocidade de reprodução dos clipes – o YouTube disponibiliza uma ferramenta que admite o upload do arquivo “original”. Confira por meio deste link uma seleção de programas que podem lhe ajudar a facilmente editar seus vídeos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.