Empresa disseca o iPhone 6 e revela detalhes do processador e câmera

1 min de leitura
Imagem de: Empresa disseca o iPhone 6 e revela detalhes do processador e câmera
Imagem: Chipworks

O iPhone 6  acabou de chegar ao mercado, mas já foi derrubado durante uma entrevista, totalmente destruído depois de mergulhado em nitrogênio líquido e já teve sua resistência a quedas testada. Todo esse processo pode ser considerado “normal” para os novos dispositivos que têm todas as suas funcionalidades e capacidades avaliadas.

No entanto, o que parecia estar faltando até agora era uma avaliação das “entranhas” do aparelho naquele ato de dissecar, literalmente, o dispositivo para explorar todo o seu interior. Quem fez esse favor para a comunidade foi a empresa Chipworks, que desmontou e registrou cada detalhe do interior do novo smartphone da Apple.

Processador Apple A8

O processador é uma das peças de hardware que mais despertam a curiosidade das pessoas. A sua complexidade e a tecnologia envolvida em sua fabricação são, geralmente, os principais motivos. A análise da companhia permitiu concluir que o Apple A8 que equipa os novos iPhones foi construído utilizando um processo de fabricação  de 20 nm — isso significa que este processador é um dos primeiros a serem fabricados utilizando esse método.

O Apple A8 também é 13% menor que o modelo que equipa o antecessor do aparelho da Maçã. Porém, mesmo com a diminuição de tamanho, o chip comporta quase o dobro de transístores em relação ao A7: 2 bilhões contra 1 bilhão.

Câmera iSight

Outro ponto de interesse é a câmera do aparelho. Apesar de aquela saliência que se projeta para fora do smartphone não ter agradado a todos, é inegável a qualidade das capturas feitas com ela. O interior exibe componentes com praticamente o mesmo tamanho em relação à versão anterior.

A Chipworks, no entanto, constatou a diferença entre a câmera presente nos dois modelos do iPhone. O 6 Plus, variante de 5,5 polegadas, possui o sistema de OIS (optical imagem stabilization). Já o sistema Focus Pixels, presente nos dois, faz com que o sistema de autofoco fique duas vezes mais rápido.

Outros componentes

A Chipworks fez um belo trabalho e capturou praticamente todos os detalhes dos iPhones. Além da câmera e do processador, a companhia também registrou o chip responsável pelo NFC, que será utilizado nos pagamento usando o Apple Pay. Também há menção sobre o acelerômetro, giroscópio, eCompass e fotos de toda a placa principal.

Não deixe de conferir nossa matéria especial sobre todos os produtos anunciados pela Apple em seu evento que ocorreu no começo do mês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.