iPhone 6 ou iPhone 6 Plus, qual é o modelo certo para você?

3 min de leitura
Imagem de: iPhone 6 ou iPhone 6 Plus, qual é o modelo certo para você?

A Apple demonstrou seus novos smartphones em um evento na última terça-feira. Além do já esperado iPhone 6 — que trouxe novas dimensões para os aparelhos —, a fabricante norte-americana também apresentou um modelo com tela ainda maior: o iPhone 6 Plus. Você pode conferir todos os detalhes do lançamento neste link e também em um resumo sobre o evento preparado pela Apple.

Mas você consegue saber qual dos dois aparelhos seria mais recomendado para você? É o que nós vamos ajudar você a descobrir agora mesmo. Separamos todas as diferenças entre os dois dispositivos da Apple para que você saiba exatamente o que há de vantajoso em cada um deles para cada perfil de utilização. Será que você já sabe qual das opções se encaixa melhor no seu uso?

Diferenças nas telas

A diferença mais evidente entre as duas versões dos novos iPhones está nas dimensões — sendo que ambos estão maiores do que a geração anterior, que trazia displays de 4 polegadas. O iPhone 6 Plus chegou ao público com tela de 5,5 polegadas, enquanto o iPhone 6 traz apenas 4,7 polegadas — ficando exatamente na metade do caminho entre o maior aparelho e a geração passada.

Nessas novas dimensões não estão apenas mais tela, pois a resolução também foi aumentada. Enquanto o iPhone 6 apresenta 1334x750 pixeis e densidade de 326 pixels por polegada, o “irmão maior” traz resolução Full HD (1920x1080 pixels) e densidade de 401 pixels por polegada. Outra diferença está no contraste da tela, que é maior no iPhone 6 — 1.400:1, contra 1.300:1 do iPhone 6 Plus.

Câmera

Ontem mesmo a Apple detalhou todos os novos recursos das câmeras digitais integradas aos aparelhos. E ao contrário do que se imaginava, existe uma diferença bem interessante entre os dois dispositivos. Estamos falando de um sistema de estabilização óptica, presente apenas no iPhone 6 Plus. Isso significa que o aparelho maior terá menos tremores nas capturas de imagens e gravações de vídeos.

Bateria

Como acontece em todas as gerações, a Apple não confirma a capacidade máxima da bateria de seus smartphones, mas o que ela promete é maior autonomia nos novos modelos. E o iPhone 6 Plus realmente promete mais tempo longe das tomadas do que o iPhone 6.  Você pode conferir isso no parágrafo logo abaixo.

Segundo a fabricante, são 10 horas a mais de conversação em cada carga, além de 30 horas a mais de reprodução de vídeo. Quanto à navegação na internet, os iPhones 6 Plus oferecem duas horas a mais de autonomia nas redes móveis 3G, duas horas a mais nas redes 4G e uma hora a mais nas redes WiFi.

E no sistema operacional?

A única diferença relaciona ao sistema operacional que pode ser vista entre os dois aparelhos está no novo modo Landscape para o iPhone 6 Plus. Com tela maior, ele funciona de um modo similar ao que era encontrado nos iPads mini — incluindo o dock rotativo. Além disso, o teclado também traz alguns botões de atalho bem interessantes para cópia e colagem de textos.

Qual o melhor para mim, afinal?

Em termos gerais, é preciso dizer que o aparelho maior se adequa melhor a usuários que precisam de espaço de trabalho para composição de emails, textos em geral e organização de tarefas. Ao mesmo tempo, o iPhone 6 se mostra uma ótima opção para quem já está acostumado com os smartphones da Apple e não quer dar um salto tão grande no aumento do aparelho.

Tudo o que existe no iPhone 6 também está no iPhone 6 Plus, mas este segundo possui algumas exclusividades que mencionamos neste texto. Quanto ao desempenho, é preciso esperar até termos os aparelhos em mãos para que possamos dizer se tudo corre da mesma maneira, mas é bem possível que eles fluam igualmente.

Em resumo, o iPhone 6 Plus deve ser mais indicado apenas para quem acha que os recursos vistos aqui e as maiores dimensões são compatíveis com os US$ 100 a mais que serão cobrados pela Apple — lembrando que estamos falando de valores da loja norte-americana. De outro modo: os fãs do iPhone devem ficar com a opção menor e não terão nenhum problema na utilização.

Medindo na prática

Se você quer saber exatamente como os novos aparelhos se encaixam nas suas mãos, você pode utilizar os moldes criados pelo ArsTechnica. Basta acessar este link e realizar a impressão do documento em uma folha A4. Aí é só recortar e ver qual aparelho se encaixa melhor nas suas mãos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.