Chinês consegue emular Windows 98 dentro de iPhone 6 Plus

1 min de leitura
Imagem de: Chinês consegue emular Windows 98 dentro de iPhone 6 Plus
Imagem: Feng.com

Você tem um iPhone 6 Plus e não está satisfeito com o iOS 8? Um hacker chinês que atende pelo apelido de xyq058775 aparentemente estava com vontade de usar um sistema operacional mais clássico no phablet e, em um trabalho que durou três dias sem parar, conseguiu fazer o Windows 98 funcionar no dispositivo da Apple.

O processo foi possível graças ao iDOS, um emulador disponível para baixar na App Store que reproduz games clássicos do DOS no iPhone ou iPad. Só que a instalação não deu tão certo assim, já que executar os arquivos EXE carregados a partir do Windows Explorer não parece possível. Ainda assim, ele conseguiu acessar o disco rígido e a Barra de tarefas, além de abrir os Arquivos de Programas e até o Menu Iniciar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na postagem que explica o processo, feita no fórum chinês Feng.com, o rapaz diz que o feito nem foi tão grandioso assim, já que sequer exige jailbreak. Ele ainda tenta deixar o sistema mais estável, mas por enquanto não obteve sucesso. O hacker tentou ainda instalar o Windows XP, mas essa versão mais recente parou na "Tela Azul da Morte".

Tudo isso não significa que ele "instalou" o Windows 98 e agora poderá desfrutar do sistema operacional da Microsoft. As arquiteturas de funcionamento são completamente diferentes e não há permissões ou compatibilidades. O que ele fez foi criar um ambiente em que o sistema operacional foi suportado, mais ou menos como uma máquina virtual.

Vale lembrar que, recentemente, conseguiram fazer com que o Windows 95 e até o Doom original rodassem no Android Wear. Será que isso acontecer com a versão 98 é só questão de tempo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.