5 dicas para usar o iPhone 6 Plus com uma mão

3 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para usar o iPhone 6 Plus com uma mão
Imagem: Apple

Por mais que a Apple tenha resolvido voltar atrás com sua decisão de manter uma tela pequena em seus produtos, o motivo que a fez continuar firme em tal decisão por tanto tempo ainda é verdadeira: uma tela grande demais é difícil de ser manuseada com apenas uma mão.

Então, como lidar com esse problema no caso do enorme iPhone 6 Plus e suas 5,5 polegadas de tela sem precisar apelar para as duas mãos – e, é claro, sem aumentar os riscos de derrubar o aparelho no chão por usá-lo de maneiras pouco seguras? Em resposta a isso, o pessoal do site Phone Arena fez uma lista com sugestões bastante interessantes. Confira logo abaixo:

1- Reachability

Uma das maneiras mais fáceis de dar fim a esse problema já vem no próprio iPhone: o Reachability. Com essa função, que é ativada ao pressionar o botão Home duas vezes rapidamente, o iPhone 6 Plus entra em “modo de uma mão”, aproximando a metade superior do smartphone da parte inferior direita da tela; assim, tudo fica ao alcance do seu dedo.

2- Ordenar apps

Uma das mais simples e eficientes maneiras, por sua vez, é organizar os apps de seu iPhone de maneira que os ícones mais importantes fiquem o mais perto possível do canto inferior direito da tela, deixando o resto mais afastado de acordo com o quanto você usa cada item. Criar diferentes pastas também pode ser de enorme ajuda para deixar tudo ainda mais próximo, se desejar.

3- Arraste para voltar

Com os itens acima, já resolvemos na hora de alcançar apps e até de acessar opções que ficam no topo da tela. Mas e no caso da opção “Voltar”, que fica quase no extremo oposto da tela? Infelizmente, esse é o botão mais difícil de alcançar ao usar uma tela e ainda está entre os mais utilizados em nosso dia.

Nessas horas, porém, a solução pode ser usar outra das funções não tão conhecidas do iOS, disponível duas gerações atrás de iPhones. No lugar de precisar tocar naquele botão distante, basta arrastar o dedo da direita para esquerda em qualquer ponto da tela – fazendo isso, você vai voltar automaticamente para a tela anterior.

4- Teclado Swipe

Outra maneira eficiente de manter seu iPhone seguro ao usá-lo é com o uso de um teclado com a já conhecida tecnologia swipe. O motivo para fazer isso é simples: quanto menos você precisar afastar o dedo da tela ao digitar, menores as chances de que o aparelho acabe escorregando de sua mão.

Embora a função não esteja disponível no iOS por padrão, já faz algum tempo que a Apple permite a instalação de aplicativos que alteram o teclado do sistema; logo, basta encontrar um software com suporte à tecnologia que for de seu agrado.

5- Spotlight

Se quiser acelerar ainda mais o processo de navegação pelo aparelho, mesmo para opções que não estão imediatamente acessíveis, uma opção pode ser usar o Spotlight com um arrastar de dedo para baixo na tela do aparelho. Através dele, você pode iniciar uma pesquisa a opção que procura – com a ajuda do teclado swipe que recomendamos acima – e então selecionar os resultados em combinação do Reachability para alcançar as opções com uma mão.

Bônus: extensor de dedão

Nenhuma das opções acima parece ser a certa para você? Então que tal aumentar o alcance de seu dedo? Pode parecer brincadeira, mas essa é a proposta do curioso acessório da Thanko, chamado Yubi Nobiiru (“crescimento de dedo”, em japonês), que você pode ver na foto.

O bizarro dispositivo é um curioso extensor que vem no formato de um dedão enorme, trazendo uma ponta especial para que você use a tela de toque. Por apenas 13 dólares (mais ou menos R$ 32), pode ser uma solução diferente, mas não menos eficiente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.