Discussão sobre novo padrão de conectores da Apple está cada vez mais confusa

2 min de leitura
Imagem de: Discussão sobre novo padrão de conectores da Apple está cada vez mais confusa

Supostas imagens do iPhone 5. (Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Desde 2003, a Apple tem usado um conector de 30 pinos para que seus gagdets portáteis, como o iPhone e o iPad, possam se comunicar com computadores. Embora não tenha apresentado problemas técnicos, o atual modelo adotado pela Maça seria um dos motivos de os aparelhos da marca não acompanharem a tendência de eletrônicos cada vez mais finos e leves.

Segundos os rumores, a empresa estaria disposta a mudar o seu padrão de conectores, e o primeiro produto a recebê-lo seria o iPhone 5. Os primeiros boatos relatavam um componente com 19 pinos. Contudo, especulações mais recentes, e que por enquanto estão sendo consideradas as mais confiáveis, revelaram que o novo conector da Apple possui apenas 8 pinos.

O USB não seria uma saída?

Em meio a esse turbilhão de rumores, muitas pessoas se perguntaram o porquê a Maçã não escolhe o micro USB – uma tecnologia tão difundida. O site Cult of Mac explica que esse formato foi desenvolvido para padronizar a conexão de periféricos ao PC.

O problema é que os gadgets da Apple, diferente de teclados, mouses, impressoras e webcams, não possuem drivers – o que apresentaria uma dificuldade na transferência de dados. E esse é o grande diferencial do conector de 30 pinos dos dispositivos atuais da Apple: ele consegue fazer com que os portáteis se comuniquem com o computador sem a necessidade de drivers.

Além disso, a tecnologia micro USB não possui suporte para a transmissão de conteúdos multimídia em full HD. Devido a isso, muitos dos smartphones lançados recentemente contam com portas mini HDMI.

Afinal, quantos pinos terá o conector?

Mas o novo padrão de conectores terá 19 ou 8 pinos? Isso somente a Apple poderia responder. Na verdade, ainda existem boatos de que o futuro formato tem 9 pinos, como divulgado pelo site 9to5mac. De acordo com essa publicação, chegou-se até a encontrar referências no código do iOS 6 para “9pin”.

Fotos do que seria o novo conector de 8 pinos da Apple sendo comparado a um conector USB. (Fonte da imagem: Reprodução/Nowhereelse)

Contudo, o pessoal do Cult of Mac acha que a redução do padrão para 8 ou 9 pinos seria algo muito drástico e que poderia comprometer o desempenho dos produtos da marca ou exigir que os docks e acessórios para iPhones, iPads e iPods tivessem algumas de suas funcionalidades “cortadas”. Por isso, eles acreditam que o mais sensato e lógico seria um conector de 19 pinos.

Todavia, não podemos esquecer que existe uma forte tendência do compartilhamento de arquivos e dados via tecnologias sem fio, como redes Wi-Fi e Bluetooth. Nesse sentido, a Maçã poderia estar planejando uma tacada mais audaciosa e antecipar-se aos seus concorrentes – o que não seria nada impossível em se tratando de Apple.

Infelizmente, essa pergunta ainda não possui uma resposta segura. O que nos resta é esperar por novos rumores que entreguem os planos da empresa fundada por Steve Jobs. E para você? Qual será o padrão adotado pela Maçã? Dê seu palpite nos comentários.

Fontes: Cult of Mac, 9to5mac

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.