CUIDADO! Existe um bug que pode estragar seu iPhone permanentemente

1 min de leitura
Imagem de: CUIDADO! Existe um bug que pode estragar seu iPhone permanentemente

O iOS sofre bem menos que o Android com ataques de malware por ser um sistema mais fechado e com menos possibilidades de modificação. Contudo, as mais improváveis falhas de segurança e pequenos bugs são encontrados com mais frequência na plataforma da Apple. O mais recente exemplo disso é o problema no calendário de iPhones com processadores 64-bit que consegue “estragar” aparelhos permanentemente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um usuário do Reddit publicou ontem no fórum um aviso explicando que mudar a data do calendário de iPhones com chips 64-bits (do iPhone 5s para cima) para 1º de janeiro de 1970 causa uma falha fatal no iOS. O dispositivo apresenta um erro e, quando reiniciado, se torna basicamente um peso de papel.

Ele não consegue passar da tela de inicialização e não há mais o que fazer. É como se você tivesse “brickado” um telefone Android com atualizações de ROM malfeitas. Por enquanto, o problema não tem qualquer solução de software, mas é possível que uma reparação em nível de hardware possa resolver a situação. Contudo, ainda não se tem conhecimento de nenhum procedimento para tal.

Possível ataque generalizado

Segundo a postagem no Reddit, todos os aparelhos com processadores Apple A7 ou superiores, tanto iPads quanto iPhones, estão suscetíveis a essa falha, que pode inclusive ser explorada por hackers.

Isso poderia acontecer pelo fato de o iOS, quando conectado a uma rede WiFi, sempre verificar através de um servidor NTP as informações mais atuais de data e hora. Um ajuste é feito automaticamente, e, caso algum invasor fraude um servidor dessa natureza em uma rede WiFi qualquer, é possível que todos os dispositivos iOS conectados sejam afetados. Ou seja, tome cuidado com redes públicas, pois você pode perder seu iPhone para uma falha boba como essa.

Sem previsões para correção

A Apple ainda não se manifestou sobre o assunto, mas se espera que uma atualização de software seja enviada para corrigir isso na primeira oportunidade possível. A empresa está preparando atualmente o iOS 9.3 para uma liberação que deve acontecer em breve, e esse pacote pode trazer uma solução. Até lá, é torcer para não ter problemas com isso.

Obs.: não tente mudar a data do seu iPhone para 01/01/1970 propositalmente para testar essa possível falha. Ainda não há qualquer previsão de quando a Apple poderá resolver essa dificuldade.

Qual foi a maior falha de segurança já descoberta no iOS? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.