Novo malware para Mac infecta iOS via USB e é extremamente perigoso

1 min de leitura
Imagem de: Novo malware para Mac infecta iOS via USB e é extremamente perigoso
Imagem: Divasanddorks

Sabe aquela história de que só o Android possui malwares? A empresa de segurança Palo Alto Networks descobriu uma ameaça capaz não só de infectar o iOS a partir do Mac OS X, mas de fazer isso de uma forma inovadora e perigosa.

O nome da família de malwares é WireLurker e ela já nasceu quebrando recordes. Trata-se do primeiro agente que infecta apps do iOS da mesma forma que vírus comuns, o primeiro que pode instalar apps de terceiros em dispositivos que não receberam jailbreak, o primeiro a substituir arquivos binários para gerar códigos maliciosos e o segundo que ataca o sistema operacional móvel via USB e um Mac OS X.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O WireLurker opera inicialmente no Mac, mas consegue monitorar quando você conecta um dispositivo com iOS, transferindo-se para o gadget na forma de aplicativos instalados sem a sua permissão. Ainda não se sabe exatamente o potencial do malware, que não foi "ativado" para um ataque em específico, mas ele é capaz de acessar todos os seus dados, desde ler as mensagens à lista de contatos.

Essa ameaça única foi detectada operando na Maiyadi, uma app store chinesa, e já infectou 467 programas baixados mais de 350 mil vezes ao todo. Mesmo que seja bloqueado totalmente, o WireLurker representa um marco na história dos malwares de produtos da Apple — e o começo de muita dor de cabeça para usuários e especialistas em segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.