Apple pode trazer versão do Shazam integrada ao iOS 8

1 min de leitura
Imagem de: Apple pode trazer versão do Shazam integrada ao iOS 8

(Fonte da imagem: Divulgação/Shazam)

A Apple está trabalhando em um projeto em parceria com a Shazam que permitirá que usuários de iOS identifiquem uma música usando o microfone de seu dispositivo através de um recurso integrado ao sistema operacional, de acordo com informantes do site de negócios Bloomberg. A aplicação chegaria em uma futura atualização do iOS ou na próxima versão do sistema, o iOS 8.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para quem não está familiarizado, o Shazam é um serviço de identificação musical que busca, por meio de um microfone, qual música corresponde à amostra musical que o usuário está ouvindo no momento. Informações como artista, nome da música e álbum são mostradas e links relevantes como iTunes, YouTubeSpotify  são incorporados, dando ao usuário a possibilidade de ouvir ou comprar a faixa.

A descrição diz que a futura ferramenta será simples mas muito útil: um usuário do iPhone ou iPad poderá gravar um trecho de uma música que está tocando e então usar a futura aplicação para identificar a música e o artista. Como já citado, o Shazam já faz isso, mas parece que o que a Apple quer é integrar o software no sistema operacional, da mesma forma que o Twitter já é incorporado atualmente — o que significa que não será necessário baixá-lo separadamente.

O recurso funcionaria também com a Siri, permitindo que o usuário do aparelho diga “What song is playing?” — ou “Qual música está tocando?”, caso o Brasil ganhe uma versão regionalizada — para pegar a informação.

Especulando outras funções

As fontes mencionam apenas identificação musical, mas é importante lembrar que o Shazam não trata-se apenas de música, mas também pode ser usado para programas de TV. Até o momento, a aplicação apenas busca informações do programa direto do IMDb, mas não seria nenhuma surpresa se a Apple integrasse a busca ao repertório do iTunes.

Se tudo isso proceder, a ferramenta pode alavancar o serviço, que atualmente já tem obtido sucesso por si só. Quando questionados sobre o rumor, tanto a Apple quanto o Shazam não quiseram comentar. É possível que venhamos a descobrir mais coisas sobre isso durante a conferência de desenvolvedores da Apple em junho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.