iOS 7: veja como o sistema evoluiu desde a sua primeira versão

3 min de leitura
Imagem de: iOS 7: veja como o sistema evoluiu desde a sua primeira versão

iOS 7 (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

O lançamento da sétima versão do iOS, sistema operacional dos gadgets da Apple, ocorreu em 10 de junho de 2013 e causou polêmica entre os fãs da Maçã por trazer mudanças radicais em seu visual. Foi a primeira grande revolução desde o seu lançamento, com novas fontes, cores e estilos para seus ícones e telas. Tudo ficou mais colorido e minimalista.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A primeira versão do SO era muito mais escura e simplificada, mas as mudanças de estilo e, principalmente, dos ícones foram sempre muito sutis. A partir da quarta versão, o iOS parece ficar mais leve, mudança que ocorre também no iOS 6. No entanto, somente no sétimo lançamento a Apple modificou realmente todo o conteúdo, mantendo apenas a mesma estrutura de disposição dos elementos.

iOS 1, 4 e 7. (Fonte da imagem: Reprodução)

Como sempre, a disponibilização do SO para o público demora um pouco, pois o sistema passa por várias atualizações Beta para se adaptar ao feedback dos desenvolvedores e só então chegar aos nossos aparelhos — e a um possível novo gadget, em setembro.

Agora, vamos conferir quais foram as principais mudanças ocorridas no iOS 7 desde o seu lançamento, com quatro versões Beta disponíveis.

Tela de bloqueio

A tela de bloqueio do iOS 6 trazia o relógio em evidência e um botão na parte inferior da tela, onde agora temos apenas o texto.  A disposição dos elementos ainda é a mesma no novo sistema operacional, mas todo o conteúdo foi suavizado. No entanto, já podemos ver mudanças desde o lançamento no começo de junho até agora.

O relógio apresenta a fonte um pouco mais destacada do que o Beta original, e os ícones na barra superior do sistema operacional também ficaram maiores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

O Control Center foi uma das novidades mais elogiadas do iOS 7, pois traz várias opções de utilização sem desbloquear o aparelho, itens que não interferem na privacidade do usuário. Anteriormente, era possível abrir apenas a câmera do iPhone, iPod ou iPad.

Esta novidade também ganhou uma mudança sutil em relação à sua primeira versão, mas certamente eficaz. O conteúdo ficou mais transparente, suavizando bastante o visual que é carregado de ícones e funções.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Homescreen

A home do iOS tem o mesmo estilo básico desde o começo, com o menu de aplicativos e um dock principal fixo na parte inferior. A Apple optou por não mudar esta configuração, mas as diferenças são claras em relação ao novo sistema, com um visual muito mais claro e lúdico.

No entanto, nem todas as mudanças caíram no gosto dos usuários, e alguns detalhes deram uma passo para trás nessa espécie de revolução. Inicialmente, o iOS 7 chegou com um papel de parede padrão muito mais claro, mas já na penúltima versão Beta temos uma imagem mais sóbria e escurecida, com textura diferente, mas com cores que lembram as versões anteriores do SO.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Outra característica que ainda está presente no sistema é a possibilidade de criar pastas com seus aplicativos. Inicialmente, o iOS 7 trouxe um visual mais chapado para esta opção, mas já é possível notar que elas ficaram mais transparentes, o que deixou o visual inquestionavelmente mais elegante.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Fonte de texto

Abandonar a Helvetica é algo impossível, já que esta é a fonte clássica da Apple, mas desde a sua primeira versão o iOS 7 também apresentou mudanças. Inicialmente, os desenvolvedores optaram pela Helvetica Neue Light, uma fonte muito mais fina. Atualmente, o SO utiliza a Helvetica New Regular, que se destaca mais na tela. Esta mudança está em todos os aplicativos, realçando a leitura de conteúdo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Outros detalhes

O app oficial para o clima ficou muito mais elegante no iOS 7. As informações ainda são fornecidas pelo Yahoo!, mas agora o conteúdo parece estar mais integrado ao visual do sistema operacional como um todo, e não apenas um app terceirizado.

E novamente temos uma mudança em relação à primeira versão do iOS 7. Apesar de ser muito pequena e discreta, ela é importante: observe o botão no canto direito inferior. Agora é possível tocar o ícone e visualizar todas as cidades cadastradas no aplicativo em uma só janela.

Outra modificação sutil aparece nas configurações do sistema operacional: os ícones dos aplicativos se adaptaram ao novo padrão do iOS, com um visual mais chapado. Sombras e realces não estão mais presentes, como você pode observar na imagem abaixo:

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Como dissemos na introdução, o novo iOS 7 deve chegar aos consumidores somente em setembro. Fontes do site BGR afirmam que a Apple deve soltar mais duas versões Beta até a edição final, por isso novas mudanças e melhorias ainda devem surgir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.