iOS 7: tudo o que você precisa saber

4 min de leitura
Imagem de: iOS 7: tudo o que você precisa saber

A Apple revelou diversas novidades durante o primeiro dia da Worldwide Developers Conference 2013. Entre as mais esperadas estavam os novos recursos a serem disponibilizados para o iOS 7, que é a nova versão do sistema operacional presente nos iPads, iPods Touch e iPhones.

Muita coisa mudou e isso vale também para o design. Tim Cook, o CEO da Apple, afirma que essa é a maior atualização desde o lançamento do primeiro iPhone (que coincide com a chegada do sistema). O design foi completamente remodelado — ficando mais plano e “achatado” — e isso pode ser visto desde a janela de desbloqueio dos aparelhos.

Aplicativos-padrão do iOS também foram modificados. Além dos ícones mais coloridos, todos ganharam novos layouts e passam a apresentar um padrão mais moderno do que o existente nas versões anteriores do sistema operacional. Os seguintes aparelhos vão receber o iOS 7: iPod Touch (quinta geração), iPhone (a partir do modelo iPhone 4), iPad mini, iPad 2 e iPad Retina.

Central de controle

A partir de agora, o iOS vai contar com uma nova ferramenta de acesso rápido aos aplicativos mais utilizados. De uma maneira similar ao que ocorre no Android, bastará deslizar os comandos para baixo e acionar modos WiFi, Avião, conexões Bluetooth, lanternas e ajustes de brilho e outras configurações. É algo que vinha sendo esperado há um bom tempo.

Multitarefas

Quando o primeiro iPad foi anunciado, sem sistema de multitarefas, todos criticaram. A Apple trabalhou nisso e atualizou o sistema operacional iOS para garantir o congelamento de estado em alguns aplicativos e o problema foi amenizado. Agora, isso ficou ainda mais interessante, pois o sistema multitasking do iOS passou a ser ainda mais presente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Até agora, somente programas-padrão do iOS podem ser executados em segundo plano sem que exista consumo de bateria. Com o iOS 7, a história vai ser diferente. A partir da próxima atualização, os consumidores poderão ter acesso ao multitasking em qualquer aplicativo. Ainda não há informações sobre a necessidade de atualização dos apps com alguma linha de código para que isso seja garantido.

iTunes Radio

O que todos esperavam finalmente chegou. A Apple anunciou o novo recurso iTunes Radio, que permite que todos ouçam músicas por streaming. Trata-se de um concorrente direto aos serviços Deezer e Spotify, mas ele será completamente gratuito para os consumidores — com anúncios sendo mostrados durante a execução das músicas — os assinantes do iTunes Match terão acesso sem propagandas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

O iTunes Radio estará disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, além de poder ser utilizado em computadores com os sistemas Mac OS X ou Windows, desde que o iTunes esteja instalado.

Siri

Cansado da voz da Siri? Pois agora você poderá trocá-la para uma voz masculina. Isso vai ser possível em inglês, alemão e francês, sendo que outros idiomas serão adicionados futuramente. A Siri também poderá controlar funções de conectividade, como Bluetooth. O controle de brilho e buscas também passam a integrar as funções da assistente pessoal.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Graças a essas melhorias na Siri, o iOS também vai poder dar melhores recursos para quem utiliza os sistemas de sincronização veicular “iOS in Car”. A Apple promete que será mais fácil controlar os sistemas (músicas, ligações e direção) enquanto o usuário estiver dirigindo, pois todos os comandos são feitos por voz.

App Store

Com os recursos de localização ativados, a App Store poderá identificar os locais em que os usuários estão para que ofereça aplicativos mais voltados ao momento. Ao estar em um museu, por exemplo, ele pode recomendar o download de um guia virtual para as obras que estão expostas.

Safari

O navegador portátil do iOS também foi atualizado. Com a chegada da nova versão, os usuários do sistema operacional da Apple vão poder realizar navegação em modos de tela cheia, comandos por gestos e leves mudanças no layout das abas. Outra novidade é a junção da barra de buscas com a de endereços, facilitando o trabalho dos usuários.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Câmera e fotos

A câmera do iOS foi atualizada e agora traz uma interface diferenciada, além de oferecer novos filtros para os usuários. O app Fotos também foi remodelado e traz os mesmos traços encontrados em outros aplicativos-padrão — aquele mais plano que vem sendo falado desde os primeiros rumores sobre o iOS 7.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

AirDrop

Um dos novos recursos para o iOS 7 já estava sendo cogitado há algum tempo. Trata-se de um sistema de compartilhamento de conteúdos por meio da central de controle do sistema operacional. Esse recurso só funcionará no iPhone 5, iPod Touch da quinta geração, iPad da quarta geração e iPad mini.

.....

Esses são os principais recursos presentes na nova versão do sistema operacional iOS, que estará disponível para iPhones, iPads e iPods Touch. Você gostou das novidades ou acha que ainda falta muito para que ele fique do jeito que você estava esperando?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.