iOS: 7 apps para tirar ótimas fotos

5 min de leitura
Imagem de: iOS: 7 apps para tirar ótimas fotos

O iPhone possui uma das melhores câmeras encontradas em aparelhos celulares, competindo inclusive com várias máquinas digitais compactas. A qualidade das imagens é notável, contribuindo para que o compartilhamento nas redes sociais de fotos batidas usando o celular aumente cada vez mais.

Para suprir a demanda de pessoas que querem aplicativos especiais para fotografar, surgem novos programas desse tipo todos os dias, alguns muito bons e outros não tanto. Se você está perdido diante da quantidade de opções disponíveis, confira esta lista e veja alguns apps que se destacam e merecem uma chance.

Instagram

Instagram

Não dá pra fazer uma lista como esta sem incluir o Instagram, o queridinho dos fotógrafos de celular. Esse fenômeno das redes sociais é, sem dúvida, o app de fotos mais usado por donos de iPhone, mesmo não sendo necessariamente o melhor. O que ele tem então que agrada tanto assim? Os seus amigos estão por lá.

É, para um app que se propõe a ser uma rede social, o Instagram continua a ter sucesso por ter conseguido um grande número de usuários, tornando-se uma referência quando o assunto é filtros para imagens. O fato de ser gratuito só contribuiu para que ele praticamente sumisse com um dos seus principais concorrentes, o Hipstamatic.

Filtros para as fotos e uma extensa rede social fazem o sucesso do Instagram. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

E será que os filtros são bons mesmo? É claro que isso varia dependendo do gosto pessoal, mas é inegável que os efeitos possuem qualidade e realmente deixam a foto mais bonita. A quantidade de filtros poderia ser maior, porém certamente isso é um defeito pequeno em meio a tantas vantagens.

Hipstamatic

Hipstamatic

O irmão rico do Instagram não alcançou todo o sucesso do seu concorrente, mesmo possuindo filtros tão bons quanto ou até melhores. Quem sabe o fato de ser pago pode ter prejudicado esse app, mas a verdade é que ele é realmente muito interessante e merece um espacinho no seu celular.

A sua interface é muito mais bonita do que a do Instagram e os filtros imitam câmeras antigas com uma qualidade surpreendente. Na verdade, a premissa dele é transformar o seu celular em uma máquina analógica — ou pelo menos algo parecido com isso.

O seu celular transformado em uma câmera analógica. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ele pode não ter conseguido toda a fama do concorrente, mas certamente reserva ótimas surpresas para quem estiver disposto a pagar o seu preço — que, tendo em vista a qualidade das fotos e do próprio aplicativo, não é assim tão alto.

Camera+

Esse é outro aplicativo pago que vale a pena cada centavo — e são apenas 99 centavos de dólar. O Camera+ possui efeitos que vão além dos filtros prontos, sendo um editor de imagens com mais opções de personalização para as suas fotos.

Quem quer ir muito além dos filtros retrô que o Instagram possui pode encontrar no Camera+ uma alternativa rica e com uma interface muito bonita e simples de usar. Ele permite o compartilhamento rápido de todas as suas criações nas redes sociais, porém não possui uma timeline própria.

Efeitos e modos de disparo do Camera+ (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Camera+ possui efeitos para serem aplicados depois de as fotos terem sido tiradas e também conta com 16 modos de disparo para deixar a sua câmera preparada para fotografar de acordo com a iluminação do ambiente.

Picture Effect Magic

Picture Effect Magic

Se você realmente não quer gastar com o editor de imagens para o seu celular, porém quer algo de qualidade, o Picture Effect Magic é uma ótima opção, com muito a oferecer. Ele possui filtros e efeitos integrados que podem ser aplicados em toda a imagem ou em parte dela.

Essa é justamente a maior vantagem do Picture Effect Magic: a possibilidade de você adicionar filtros apenas em algumas partes da foto, deixando o resto com a aparência normal. Por exemplo, você pode deixar um objeto da foto colorido e tirar a saturação de todo o resto da imagem rapidamente.

Efeitos que podem ser aplicados em apenas algumas áreas da imagem. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Alguns filtros desse aplicativo não são muito úteis, porém, se você quiser, pode usá-los em conjunto com outros apps, como o Instagram, para criar imagens muito mais bonitas e compartilhar com os seus amigos nas suas redes sociais. Por ser gratuito, vale bastante a pena fazer o teste.

iPhoto

iPhoto

O software de edição e armazenamento de imagens do Mac OS X está disponível também para o iOS e conta com muitas das facilidades do software original. É inegável que o iPhoto seja um ótimo programa e, no celular, ele surpreende pela facilidade de uso, não podendo ser deixado de fora de uma lista como esta.

As suas ferramentas de edição são levemente diferentes das que existem no iPhoto para o computador, porém isso não quer dizer que sejam piores, justamente o contrário: os pincéis são totalmente adaptados para o uso na tela do celular e a quantidade de efeitos é surpreendente.

Muitos efeitos e pincéis, além de uma biblioteca superorganizada. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O iPhoto oferece o recurso de álbuns, que são divididos em eventos, para que você mantenha a sua biblioteca de imagens mais organizada do que o álbum-padrão da câmera do iPhone. Não existe uma versão de testes, porém o preço (4,99 dólares americanos) é válido, principalmente tendo em vista a quantidade de ferramentas disponíveis.

Darkroom

Darkroom

Você já teve problemas para tirar fotos em ambientes com pouca iluminação? Essa é uma das maiores dificuldades dos fotógrafos — afinal, se o significado da palavra fotografia é “desenhar com a luz”, o que pode ser feito quando não existe luz o suficiente?

Quando o Darkroom é acionado, ele deixa a câmera em modo de espera e só bate a foto quando o aparelho estiver totalmente parado e o objeto focalizado. Isto é, você bate a foto e a câmera se torna inteligente para esperar o melhor momento para obedecer o seu comando.

A câmera inteligente bate a foto apenas quando a cena está imóvel e inteira com foco. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Ele não possui filtros e efeitos adicionais, porém isso pode ser resolvido com o uso de outro aplicativo em conjunto, se você preferir. A real função do Darkroom é apenas permitir que você use a sua câmera mesmo com pouca luz, e isso ele consegue fazer muito bem.

ActionCam

Actioncam

O ActionCam possui uma característica interessantíssima, que faz com que ele mereça um lugar nesta lista: permite tirar fotos em sequência, capturando um momento em várias imagens. Quem é fotógrafo sabe que isso é uma ferramenta poderosa para conseguir a imagem perfeita.

Se você está fotografando crianças, por exemplo, pode usar o ActionCam para conseguir pegar aquele sorriso que aparece de repente sem que você esteja preparado para isso. Na verdade, existem infinitas possibilidades de uso para esse tipo de aplicativo, e você com certeza vai precisar dele em algum momento.

Disparos sequenciais para ajudar a capturar o melhor momento. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Semelhante ao Darkroom, ele não possui muitas outras opções além do disparo múltiplo, porém isso não deve ser um ponto negativo, já que o aplicativo faz algo que outros não são capazes. Alie o ActionCam com o Instagram, por exemplo, e tenha as melhores imagens para compartilhar com os amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.