iOS 6: primeiras impressões [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: iOS 6: primeiras impressões [vídeo]

No início do mês de junho, a Apple anunciou durante conferência o lançamento da mais nova atualização do iOS, sistema operacional para iPhone, iPod Touch e iPad. Embora o aplicativo vá estar disponível apenas no mês de setembro para os consumidores, o Tecmundo teve acesso à versão Developer Preview, que traz praticamente todas as novidades do iOS 6.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora a Apple tenha anunciado um pacote com mais de 200 novidades, na prática poucas delas serão percebidas pelos consumidores no dia a dia. O que achamos do iOS 6 e as nossas primeiras impressões sobre o sistema são o que você confere agora nesta video análise.

Aprovado

Mudanças técnicas

Todo sistema operacional precisa de atualização frequente, e as novidades e correções técnicas do iOS 6 são bem-vindas. Recursos bastante simples, como a possibilidade de selecionar uma música armazenada no aparelho como toque de despertar ou configuração para que novas alertas não façam barulho devem ser incorporadas naturalmente no dia a dia de quem usa o sistema.

Infelizmente, para os consumidores brasileiros nem todas as mudanças terão alguma serventia, como é o caso das melhorias no Siri, mas o simples fato de empresa estar atenta a diversos detalhes já mostra que o iOS é uma evolução natural.

Siri no iPad

Para os brasileiros as novidades não devem ter muitos efeitos, mas não há como negar a evolução do Siri. Nesta versão, o assistente de voz ganhou pelo menos 30 novidades, além de ter a sua capacidade de entender os comandos de voz melhorada.

Se você está disposto a conversar com o aparelho em inglês, certamente poderá fazer bom proveito da ferramenta. Outra novidade é que, a partir de agora, ele também está disponível para os proprietários do Novo iPad.

PhotoStream

Integração com as redes sociais é uma necessidade nos dias de hoje. O recurso de PhotoStream, na verdade, não é bem uma novidade, mas sim uma repaginada no que já existia. Mas convenhamos: com novo visual, ele ficou bem mais bonito, tornando o compartilhamento de imagens ainda mais fácil.

Integração com o Facebook

Além da possibilidade de compartilhar imagens com facilidade, a partir de agora a App Store também passa contar com integração ao Facebook. Você pode curtir aplicativos e divulgá-los em sua timeline, a exemplo da integração que já ocorria com o Twitter.

Reprovado

Mapas em 3D

Uma das principais novidades do iOS 6 é a utilização de mapas em 3D. O recurso é bonito e a renderização dos mapas é bem elaborada, sendo uma boa aposta para o futuro. Entretanto, existe um problema grave na visualização: a demora excessiva em carregar qualquer tipo de conteúdo.

Mesmo no Novo iPad, que tem melhor capacidade de processamento, o aplicativo sofre para abrir os mapas, demorando até mesmo para exibir trechos pré-carregados. A limitação na quantidade de cidades é outro ponto que pesa negativamente. Ou seja, ainda falta muito para ele se tornar, de fato, um diferencial para o consumidor.

(Fonte da imagem: Reprodução/WWDC 2012)

Novidades práticas?

Depois de algumas horas em contato com o iOS 6, não há como não sentir uma sensação de frustração, já que os consumidores da Apple esperavam um salto maior de desenvolvimento. As novidades presentes no novo SO são importantes e a atualização periódica é sempre necessária.

Entretanto, apenas o refinamento de alguns menus e a inclusão de algumas pequenas funções são muito pouco para tanto tempo de espera. Na prática, muito pouco muda para o dia a dia do consumidor.

Incompatibilidade com aparelhos mais antigos

É compreensível que alguns recursos, em especial os que dependem de 4G, funcionem apenas no iPhone 4S e no Novo iPad. Da mesma forma, podemos entender que em algum momento os aparelhos antigos deixarão de receber atualizações.

Contudo, ausências como a do Siri no iPad 2, por exemplo, não têm outra justificativa que não o desejo da empresa de forçar o consumidor a migrar de geração de produtos. A evolução tecnológica deve ser natural, mas quando ela é muito forçada pode acabar resultando no efeito contrário, afastando o consumidor.

Vale a pena?

Infelizmente, o iOS 6 pode ser encarado muito mais como uma atualização técnica do que como uma grande novidade. A longa espera dos consumidores – e que deve se estender até setembro – aliada com a incompatibilidade de uma série de funções para dispositivos de gerações anteriores, como o iPad 2 e o iPhone 4, também são outros elementos frustrantes.

Entretanto, as pequenas mudanças não podem ser ignoradas e, de fato, elas trazem para o proprietário do aparelho alguns recursos bem interessantes, como as ferramentas de compartilhamento de imagem.

A principal novidade, o novo sistema de Mapas em 3D, embora pareça promissora ainda deixa muito a desejar, em especial pela demora na renderização e no carregamento do conteúdo. Não dá para dizer que o iOS 6 seja um sistema ruim, muito longe disso, mas sua evolução em relação à última versão se mostrou menor do que o que aconteceu com o seu principal concorrente, o Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.