Como liberar espaço na memória de seu iPhone/iPad com um truque simples

1 min de leitura
Imagem de: Como liberar espaço na memória de seu iPhone/iPad com um truque simples

Muitas pessoas sofrem com falta de espaço em seus iGadgets, principalmente em aqueles modelos mais simples que possuem apenas 8 ou 16 GB. Na prática, quando a situação fica crítica, a única alternativa para liberar espaço acaba sendo apagar aplicativos grandes ou então dar uma geral na galeria, excluindo fotos e vídeos menos importantes.

Um truque recentemente descoberto por usuários do Reddit e divulgado pelo Buzzfeed, entretanto, pode render alguns gigas a mais e quebrar o galho daqueles que não estão afim de apagar nada de seu iPhone, iPad ou iPod Touch. No guia a seguir, vamos explicar detalhadamente cada um dos passos que você precisa executar para liberar espaço em seu dispositivo Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Pré-requisitos

Antes de começar, é fundamental que você verifique exatamente quanto espaço disponível você realmente tem em seu iGadget. Para isso, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento e iCloud e confira o valor do campo “Disponível”. Memorize bem esse número ou anote-o.

Verificando o espaço

2. iTunes Store

O segundo passo é entrar no app iTunes Store, tocar na guia “Filmes” e procurar por um título que, preferivelmente em resolução HD, ocupe mais espaço que o que você tem disponível em seu aparelho. O tamanho é sempre exibido na guia “Informações”. Neste tutorial, nós escolhemos o filme “Havana Motor Club”.

3. “Alugando”

Agora que você encontrou um vídeo grande o suficiente, toque no botão “Alugar”. O iTunes tentará processar a requisição durante alguns segundos e retornará com uma mensagem de erro explicando que você não tem espaço suficiente em seu gadget para baixar o título. Para contornar o problema e finalmente acionar o truque, pressione o botão “Ajustes”.

Alugando

Se tudo der certo, você verá a tela de configurações do iOS mostrando que, agora, você tem mais espaço disponível que anteriormente. Em nosso teste, utilizando um iPhone 5s de 16 GB, conseguimos liberar 800 MB. O número pode não ser expressivo, mas há relatos na internet de pessoas que conseguiram resultados muito mais satisfatórios.

Mais espaço

Cache?

Embora não haja, de momento, nenhum posicionamento oficial sobre o assunto, muitas pessoas especulam que o sistema operacional acaba apagando o cache de alguns aplicativos na tentativa de conseguir espaço extra para que o filme escolhido no iTunes possa ser adquirido. Seja qual for o motivo, o fato é que o procedimento realmente funciona e pode ajudar muitas pessoas.

Um truque simples para você liberar espaço no iOS Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.